Gestão e Qualidade, Política | 19 de março de 2021

30 hospitais gaúchos recebem nova remessa de medicamentos do “kit intubação”

Os medicamentos, que foram adquiridos pelo governo do Estado, estão sendo entregues entre quinta-feira (18) e sexta-feira (19)
30 hospitais gaúchos recebem nova remessa de medicamentos do kit intubação

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS)enviou uma nova remessa de 27.225 frascos de medicamentos do chamado kit intubação para 30 hospitais gaúchos que relatavam a possibilidade de um desabastecimento desses insumos. Os medicamentos, que foram adquiridos pelo governo do Estado, estão sendo entregues entre quinta-feira (18) e sexta-feira (19). Os medicamentos Atracúrio, Etomidato e Morfina são remédios utilizados para realizar o procedimento de intubação para respiração mecânica de pacientes com Covid-19 em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).

“Esta remessa foi integralmente adquirida pela Secretaria da Saúde (SES) com recursos do Tesouro do Estado, por meio de uma ata de registro de preço do Ministério da Saúde. Para a distribuição dos medicamentos, a SES contou mais uma vez com o auxílio do Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Sul. Os medicamentos saíram na manhã desta quinta-feira do 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita”, diz a pasta.

Os hospitais que estão sendo beneficiados foram aqueles que relataram estoque crítico desses insumos, frente ao aumento da demanda de pacientes em condições graves de Covid-19 e a dificuldade de aquisição no mercado privado. Esses remédios não fazem parte da rotina de compra da Assistência Farmacêutica do Estado, mas em função das dificuldades relatadas pelas instituições hospitalares, a Secretaria da Saúde fez a compra excepcional dos insumos, para garantir a continuidade da assistência aos pacientes de Covid. Esta necessidade reflete o cenário nacional de alta demanda por anestésicos e bloqueadores neuromusculares. Nesta semana, já foram entregues outros 35 mil medicamentos para esta finalidade.

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque de um total de 22 medicamentos utilizados para a intubação em UTIs. A ação visa ao acompanhamento do estoque na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, também em decorrência da pandemia de Covid-19. Na época, foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional.

Quantidade de medicamentos entregues nessa remessa

8.750 frascos de Atracúrio 2,5 ml


1.500 frascos de Atracúrio 5 ml


425 frascos de Etomidato


16.550 frascos de Morfina


Hospitais relatam aumento de preços de mais de 1.500% em itens do Kit Intubação

Com o aumento de internações e superlotação dos hospitais do Rio Grande do Sul, um tema que ganha atenção diz respeito ao abastecimento de insumosEstima-se que as indústrias farmacêuticas do Brasil consigam manter o fornecimento regular somente para os próximos 15-20 dias, assim mesmo, em caráter intermitente. 

Após alerta emitido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL), na quarta-feira (17), de que hospitais do RS começaram a relatar preocupação com os estoques baixos do chamado “Kit Intubação”, formado por medicamentos por bloqueadores neuromusculares (BCN) e sedativos, utilizados no tratamento intensivo dos casos graves de Covid-19, o Setor Saúde entrou em contato com hospitais para compreender a situação do momento.

Em geral, grande parte dos hospitais consultados relatam que, no momento, o abastecimento dos insumos está garantido para os próximos dias. Porém, um levantamento feito pelo Conass demonstra que 18 estados já identificaram a falta ou baixa cobertura de BCN

Os hospitais apontam como estão os estoques, apresentam dados sobra a variação de preços e indicam alternativas caso faltem medicamentos. Leia aqui.

Com informações SES/RS. Edição SS.

 



VEJA TAMBÉM