Tecnologia e Inovação | 16 de janeiro de 2014

Google é notificada por utilizar informações de saúde confidenciais

Canadense com apneia do sono fez denuncia contra a empresa
Google é notificada por utilizar informações de saúde confidenciais

O The Privacy Commissioner of Canada, órgão defensor dos direitos de privacidade dos cidadãos canadenses notificou a empresa Google por quebrar a lei de direito à privacidade por meio do uso de informações confidenciais sobre as atividades online dos usuários. O Canadá proíbe a segmentação de pessoas por meio de informações confidenciais, como é o caso de patologias.

A denúncia surgiu após um homem pesquisar na internet por dispositivos médicos para tratar a apneia do sono. Após finalizar a pesquisa, o canadense ficou chocado ao visualizar em outros sites sem nenhuma relação ao assunto, anúncios que tentavam vender produtos para tratar esta condição. Estes anúncios apareceram para ele durante um mês, sempre que acessava diferentes sites com espaços de anúncios vendidos pela gigante de tecnologia.

Em um comunicado, a empresa se comprometeu em trabalhar junto com o órgão para modificar os parâmetros utilizados para conceber e gerar os anúncios. Além disto, prometeu atualizar até junho deste ano o sistema que analisa os anúncios para aumentar o controle e fornecer mais informações para os anunciantes e aos funcionários sobre as regras de uso das informações confidenciais. O sistema de anúncios do Google utiliza, entre outros mecanismos, os “cookies”, que conseguem identificar e armazenar informações sobre os visitantes, como as palavras ou textos pesquisadas em sites.

VEJA TAMBÉM