Mundo | 5 de junho de 2014

Dois remédios contra o câncer de pele apresentam resultados “animadores”

Pesquisas com pembrolizumab e nivolumab mostraram eficácia contra a doença em estágio avançado
Dois-remédios-contra-o-câncer-de-pele-apresentam-resultados-“animadores”

Estudos divulgados na Conferência da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago (EUA), relacionados a dois medicamentos contra o câncer de pele em estágio avançado tiveram resultados “animadores e impressionantes”, na avaliação dos cientistas.

Os remédios experimentais, pembrolizumab e nivolumab, bloqueiam os caminhos biológicos que o câncer usa para evitar ser percebido pelo sistema imunológico.

O tratamento de melanoma em estágio avançado é difícil. Há poucos anos, a taxa de sobrevivência ficava em torno de seis meses. Uma pesquisa, apresentada na ASCO, envolveu 411 pacientes que usaram pembrolizumab, e mostrou que 69% dos participantes sobreviveram por pelo menos um ano. O remédio está sendo testado contra outros tipos de tumores que usam o mesmo mecanismo de bloqueio dos ataques do sistema imunológico, como o câncer de pulmão.

Por sua vez, o nivolumab, foi testado em combinação com outro remédio já licenciado (ipilimumab). Entre os 53 pacientes analisados, a taxa de sobrevivência foi de 85% depois de um ano e 79% depois de dois anos.

John Wagstaff, professor de oncologia médica na Faculdade de Medicina de Swansea (Reino Unido), participa dos testes realizados com os dois medicamentos. “Estou convencido de que este é um avanço no tratamento do melanoma. O teste ainda está ‘cego’, então ainda não sabemos quais tratamentos os pacientes estão recebendo, mas observei algumas respostas espetaculares”, diz, de acordo com o site UOL.

“É animador ver a variedade de novos tratamentos que estão surgindo para pessoas com melanoma em estágio avançado”, completa o especialista. No entanto, é preciso cautela, pois os estudos ainda estão em estágio inicial. Testes mais avançados estão em andamento em instituições britânicas, mas os resultados estarão disponíveis apenas em 2015.

VEJA TAMBÉM