Gestão e Qualidade | 12 de julho de 2023

Viveo amplia estratégias e inovações e fortalece a participação da Cremer no mercado

Vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Viveo, André Pacheco, falou com exclusividade ao portal Setor Saúde.
Viveo amplia estratégias e inovações e fortalece a participação da Cremer no mercado

Consolidada como líder no segmento hospitalar, a Cremer vem investindo cada vez mais no varejo. Ao portal Setor Saúde, o Vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Viveo, André Pacheco, destacou características do cenário atual da saúde, a importância da Cremer para o ecossistema Viveo e as estratégias da empresa para seguir ampliando o market share da marca. O executivo também falou sobre possíveis novas aquisições e planos para o mercado da América do Sul.  

Pacheco lembra que os indicadores demográficos indicam o envelhecimento da população brasileira, e como consequência, os gastos da população com a saúde seguirão uma tendência de crescimento. “À medida que isto acontece [envelhecimento da população], a demanda por serviços e produtos para a saúde aumenta de uma forma geral. Tem um estudo interessante da ANAHP que demonstra que quanto mais velho você fica, a despesa com a saúde cresce exponencialmente. ”


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Por outro lado, o aumento de custos na saúde naturalmente acaba criando uma pressão nos atores – como governo, planos de saúde, empresas, pessoas físicas. “O nível de sinistralidade, por exemplo, vem gerando uma pressão bastante grande, o que impõe uma necessidade cada vez maior de se reduzir custos em toda a cadeia. Neste contexto, a Viveo está muito bem posicionada. Desde que reposicionamos a Companhia como um ecossistema de produtos e serviços de saúde, estamos conseguindo trazer uma série de soluções e formas de se fazer negócios que reduzem custos e que resolvem problemas complexos desta cadeia que têm como característica envolver um grande número de stakeholders. Atuamos como um ente que alivia um pouco desta pressão. Não apenas para os prestadores, mas também para os fornecedores e no desafio que eles têm de chegar ao mercado com as suas inovações. Isto exige modelos de negócio diferentes. Dentro do ecossistema da Viveo conseguimos atuar como parceiros para estes modelos de negócio. Dentro destes desafios, estamos bem posicionados para poder ajudar o setor a continuar se desenvolvendo e se profissionalizando”, completa.

Com o conceito “one stop shop” a Viveo tem como estratégia ampliar o seu ecossistema para oferecer boa parte das necessidades de um hospital. “O hospital tem um mundo muito grande de produtos que ele precisa para a sua operação. Atuando como “one stop shop” conseguimos facilitar muito a oferta de serviços e o processo de compra, possibilitando que ele adquira grande parte do que precisa. Nosso portfólio de medicamentos cobre mais de 95% da necessidade. E de material médico chegamos a cerca de 75% da demanda de uma instituição hospitalar. ”


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A importância da unidade de negócios Cremer no ecossistema Viveo

Com quase 90 anos de atuação, a Cremer é líder nos setores de primeiros socorros, higiene e cuidados pessoais, segundo dados do IQVA e Nielsen. A marca nasceu para atender o mercado hospitalar, mas nos últimos anos também migrou para os lares dos consumidores, através da venda de seus produtos no varejo, em redes de farmácias.

“A Cremer ao longo do tempo criou uma reputação muito grande em virtude da qualidade dos seus produtos. Como toda empresa tradicional, ela precisa estar sempre buscando se conectar de formas diferentes com o público para garantir que a mensagem seja transmitida da melhor forma possível. Foi daí que surgiu o projeto de redesenho da marca Cremer, de modernização, para realmente podermos readequar esta proposta de valor relacionada a qualidade e ao cuidado diferenciado, mostrando estas características da marca e dos produtos para o consumidor em geral. Adotamos uma linguagem muito mais moderna e conectada com o mercado. Estamos muito mais ágeis nas mídias sociais e nas demais ações de marketing. ”

“Como unidade de negócios [BU – Business Unit], a Cremer é muito relevante para o nosso ecossistema. Atingimos um faturamento acima de R$ 1 bilhão e nossa expectativa é continuar crescendo em relação às vendas”, completa.

Estratégias para o varejo

Com forte integração com hospitais, entregando qualidade a um custo bastante competitivo, a Cremer teve sua importância reforçada no contexto da pandemia para clientes B2B. Dentro da esfera B2C, a marca também tem sido um pilar para a Viveo trazer cada vez mais inovações com vistas a expandir o portfólio de produtos.

“Estamos trazendo ao mercado produtos tecnológicos, como a linha esportiva, com crescimento importante nesta vertente. Em relação aos primeiros socorros, avançaremos muito com curativos mais avançados, como materiais para peles mais sensíveis, por exemplo. A Cremer é uma plataforma importante para ampliarmos nosso espaço no varejo. ”

linha esporte cremer

Alguns resultados recentes demonstram o acerto das estratégias. Em farmácias, a Cremer já ocupa a liderança em primeiros socorros com 30% de share contra 12,7% do segundo colocado. E em junho, os curativos da marca atingiram a liderança em volume de vendas frente ao principal concorrente.  

“Outra estratégia importante é o investimento em nosso time comercial. A equipe tem feito um trabalho muito bom e tem ajudado a levar a companhia a uma presença cada vez mais forte”, adiciona Pacheco.

Crescer com parcerias, aquisições e a América do Sul 

“As aquisições não têm objetivo de somente fazer crescer a Companhia. Em nosso Planejamento Estratégico de curto e médio prazo, definimos um conjunto de iniciativas de frentes de crescimento da Viveo. Desenhamos 14 iniciativas para buscarmos uma forma de acelerar a nossa estratégia. Se a gente tiver encontrado uma empresa que esteja alinhada com a nossa estratégia de crescimento e que faça sentido a gente adquirir, num preço de valuation atrativo, nós vamos fazer. Nós sempre teremos apetite para fazer aquisições. Mas lógico, se pudermos fazer organicamente, melhor. Uma das nossas iniciativas de crescimento era entrar no mercado de órteses, próteses e materiais especiais e estamos conseguindo fazer isto de forma orgânica, numa parceria recente com a Medtronic, maior empresa de medical devices do mundo. ”

“Com relação a aquisições fora do Brasil, certamente em algum momento da nossa trajetória vai ser buscado este caminho, mas creio que no curto e médio prazo olharemos mais para o [mercado do] Brasil. Tem muita oportunidade ainda. Querendo ou não, o Brasil dentro da América do Sul tem uma representatividade gigantesca. Vamos olhar primeiro aqui para dentro, mas nada impede que no médio e longo prazo a gente entenda que faz sentido olhar para fora dos limites do Brasil e alçar voos maiores. ”

“Na Viveo enxergamos o mercado de saúde de uma forma muito otimista. Estamos bastante confiantes que mesmo diante das adversidades temos muitas oportunidades de crescimento e de ajudar este mercado a simplificar a suas relações. Esta é a nossa missão. Simplificar o mercado da saúde para cuidar de cada vida. Estamos firmes e fortes neste propósito e teremos bastante chão para crescer e fazer muita coisa legal”, finaliza.

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Viveo 

Viveo é um ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. A empresa é composta pelas empresas Mafra, Tecnocold Vacinas, Prevena, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Mafra Especialidades, Boxifarma, Far.me, Azimute Med, Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion e dona das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean. 

 

 

 



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