Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 14 de agosto de 2014

VI Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar

Presidente da ABDEH fala sobre o evento que ocorre em agosto 
ABDEH

A Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH), que alcança duas décadas de existência em 2014, celebrará a importante data organizando o mais importante evento brasileiro sobre edificações hospitalares e de saúde. Entre os dias 27, 28 e 29 de agosto, Florianópolis sedia o VI Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, encontro para profissionais, pesquisadores e interessados na melhor qualidade dos ambientes de saúde.

A oportunidade marca o encerramento da gestão do arquiteto Fábio Bitencourt como presidente da ABDEH. Fábio Bitencourt é colaborador de nosso portal Setor Saúde, mantendo um blog sobre Arquitetura das Edificações em Saúde. Após três anos à frente da Associação, ele demonstra satisfação pelo trabalho realizado, mas admite a vontade em produzir mais pela categoria. “A gente sempre termina a gestão querendo fazer mais. Deixa-se uma série de ações a serem feitas, porque o trabalho nunca se esgota. Fiz dois congressos, com números importantes. Em São Paulo (2012) tivemos 500 congressistas, com presença e inserção de nomes de peso. Agora, vamos dar continuidade”, comentou, em entrevista ao portal Setor Saúde.

O Congresso, que ocorre a cada dois anos, já visitou diferentes regiões do País: Salvador (2004), Rio de Janeiro (2006), Porto Alegre (2008), Brasília (2010) e São Paulo (2012). O tema da atual edição será a “Excelência em Ambientes de Saúde: experiências e evidências”. 

“Ao longo dos dois anos entre um congresso e outro, há avaliação da performance das associações regionais (que são 16 em todo o Brasil)”, comentou. “Com antecedência, decidimos onde será e qual será o principal tema. Isso é resultado do encontro da comissão cientifica. Temos um grupo de profissionais de diversas áreas e a diretoria nacional, que se reúne e define assuntos de maior relevância no cenário nacional e mundial”, explicou Bitencourt.

O evento da ABDEH oferece uma oportunidade ímpar de disseminar o conhecimento sobre as inovações tecnológicas, a organização dos procedimentos e desenvolvimento projetual, o conforto humano e a segurança em ambientes de saúde, fundamentais para todos os usuários, sejam eles profissionais ou clientes. Segundo o presidente da ABDEH, a próxima edição já é sucesso. “Tudo que colocamos à venda já foi comprado: stands, espaço comercial, convidados confirmados, etc. A quantidade de pessoas que queriam participar era infinitamente superior ao que podemos agrupar. No cenário internacional, quando falávamos em um evento no Brasil, numa cidade como Florianópolis, era uma festa. Temos um produto muito importante no setor, que é o Brasil e suas peculiaridades. Isso desperta o interesse em todo o cenário da arquitetura hospitalar”.

A escolha de Florianópolis não é por acaso, já que a cidade tem o melhor Indicador de Desenvolvimento Humano (IDH) e expectativa de vida dentre as capitais no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2012) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2013).

“São muitos participantes sul-americanos. Trata-se do maior congresso do gênero na América Latina e um dos maiores do mundo em número de participantes, com cerca de 600 pessoas, entre arquitetos, professores, empresas públicas e privadas”, revelou.

Embora destaque toda a programação do evento, Bitencourt salienta a participação de quatro grandes nomes do setor: Alan Dilani, arquiteto, fundador e Diretor Geral da International Academy for Design and Health. Autor de importantes trabalhos e pesquisas sobre Salutogenia em ambientes de saúde e um dos idealizadores da Revista World Health Design; Mário Corea, arquiteto argentino com escritório em Barcelona e relevantes trabalhos de arquitetura de edifícios hospitalares, educacionais, esportivos em diversos países da Europa e América Latina; Liliana Font, vice-presidente da Federação Internacional de Engenharia Hospitalar, que assume a presidência em outubro. É a primeira mulher a assumir o cargo; e Göran Lindahl, professor e pesquisador na Chalmers University of Technology (Suécia), diretor do programa de mestrado em Gerenciamento de Projetos e Construções.

 

VEJA TAMBÉM

BENTO GONÇALVES

Hospital Tacchini abre processo de seleção para contratar mais de 100 profissionais da saúde

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, está realizando obras de ampliação da sua UTI Adulta, as quais devem ser concluídas nos próximos meses. Para suprir essa demanda, a instituição busca contratar, de forma imediata, cerca de 100 profissionais, principalmente Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros. Deste total, 40 atuarão diretamente na UTI Adulto e os demais, nas diversas unidades assistenciais da instituição. Há
CANADÁ

Canadá vem ao Brasil em busca de enfermeiros

Uma missão especial da Recrutement Santé Québec (RSQ) – programa do Ministério da Saúde e Serviços Sociais do Québec, responsável por recrutar profissionais de saúde diplomados fora do Canadá – vem ao Brasil em busca de enfermeiros para trabalhar na província (Estado) de Québec. A equipe estará em São Paulo, entre os dias 28 de janeiro e 1º
concurso público

Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre concurso público com salários de até R$ 8,5 mil

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abriu inscrições para novo concurso público. As vagas são para os níveis superior, médio e fundamental. As oportunidades são para profissionais da formados em medicina, direito, biologia, biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, tecnologia da informação, administração, ciências econômicas, ciências contábeis, e outras graduações com especialização em áreas específicas. Os salários podem