Gestão e Qualidade | 27 de dezembro de 2017

Triple ou Quadruple Aim: pontos para ajudar a definir sua estratégia

Presidente do Institute for Heatlhcare Improvement analisa os conceitos
Triple ou Quadruple Aim pontos para ajudar a definir sua estratégia

O conceito Triple Aim defendido pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) é baseado em três objetivos: melhorar a experiência do paciente/indivíduo em relação à assistência, aumentar a qualidade da saúde e reduzir custos per capita da assistência de saúde.

Estes métodos fazem parte dos cuidados baseados em valor, modelo cujos valores de serviço dependem da eficácia, não dos insumos utilizados. O cuidado de saúde passa a ser medido pelos resultados alcançados, e não pela quantidade ou volume de serviços prestados.

Com o passar do tempo, passou a ser questionada o acréscimo de um quarto objetivo, transformando o nome do conceito em Quadruple Aim.

De acordo com o IHI, muitas organizações defendem que o quarto objetivo é atingir a satisfação ou alegria no trabalho (em inglês joy in work), outras falam em busca de equidade na saúde, enquanto algumas organizações destacam outras prioridades. Nos EUA, por exemplo, uma instituição de saúde acrescentou a “disponibilidade” (ou prontidão) como seu quarto objetivo.

O presidente e CEO da IHI, Derek Feeley, indica quatro pontos a serem analisados, tanto para a aplicação do Triple Aim quanto à busca do Quadruple Aim.

Lembre-se de que o Triple Aim é sobre pacientes. “No seu núcleo, o objetivo do Triple Aim é melhorar a vida dos nossos pacientes. As medidas de resultado do Triple Aim colocam os pacientes no centro dos cuidados. Qualquer modificação do original Triple Aim não deve nos afastar da nossa prioridade máxima.”

Não terminamos de perseguir o Triple Aim original. “Em quase todas as organizações que eu vi, e em quase todos os ambientes que eu visualizo, percebo que ainda temos um longo caminho a percorrer para alcançar os resultados do Triple Aim. Ainda existem lacunas na saúde das populações (ou localidades) que servimos. Percebemos muitas oportunidades para melhorar a experiência de cuidados. Não fizemos o suficiente para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde, assim como na redução de custos.”

Não perca o foco. “Não deixe que o Quadruple Aim controle as capacidades da sua organização ao objetivo primacial que é a entrega ideal do Triple Aim. Nenhuma organização tem recursos ilimitados, então devemos implantar o que temos de maneira intencional e proposital. Certifique-se de responder com sinceridade a uma pergunta difícil: Será que nós iremos nos afastar demais se perseguimos mais de três objetivos?”

Meça o que importa. Se você perseguir o Quadruple Aim, você precisará reconsiderar sua estratégia de medição como um todo. Raramente ouço alguém reclamar sobre a medição de poucas coisas, tenha atenção às limitações da sua equipe e use a deliberação e a consideração para determinar quais dados você realmente precisa, assim como coletará e analisará os mesmos.

Elevando a equidade na saúde e a alegria no trabalho

“Alguns argumentariam que é importante adicionar equidade ou alegria de saúde no trabalho ao Triple Aim para elevar legitimamente seu significado. Eu concordo que é importante procurar tanto níveis de alegria no trabalho quanto um progresso significativo na obtenção de equidade em saúde”, diz o presidente do IHI.

Ele completa a afirmação enfatizando que qualquer esforço para melhorar os resultados da saúde da população sempre estará incompleto se não for entendida e abordada a distribuição injusta desses resultados. “Para garantir o progresso da saúde da população para cada pessoa, família e comunidade que servimos, devemos usar intervenções destinadas a enfrentar disparidades e desigualdades”, completou.

Da mesma forma, Feeley enfatiza que aumentar a alegria no trabalho é uma estratégia chave na busca do Triple Aim. “Há também uma correlação entre altos níveis de engajamento da equipe e alto nível de envolvimento do paciente. Os funcionários são muito mais propensos a ser entusiasmados e positivos sobre garantir os melhores resultados para os pacientes quando eles se sentem apoiados, capacitados e respeitados”, explicou.

O presidente da IHI salienta que cada organização deve ser livre para interpretar o Triple Aim da maneira que faça sentido para cada organização, buscando o que cada cada sistema de saúde pretende alcançar com a ferramenta. Ele enfatiza, no entanto, que é fundamental agir de forma deliberada e estratégica. “Se você optar por trabalhar no Triple Aim ou no Quadruple Aim, entenda que você não pode ignorar a alegria no trabalho ou a equidade e esperar garantir os resultados do Triple Aim”, alertou.

Acesse o material (em inglês).

Com informações do Institute of Healthcare Improvement. Edição do Setor Saúde. 

VEJA TAMBÉM