Mundo | 20 de agosto de 2019

Tratamento personalizado de câncer é aprovado nos Estados Unidos

Rozlytrek, do laboratório Roche, custará 204 mil dólares por ano
Tratamento de câncer personalizado é aprovado nos Estados Unidos

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), aprovou o tratamento personalizado para o câncer da farmacêutica suíça Roche, que tem como alvo tumores com mutações genéticas específicas, na quinta-feira (15). O tratamento, Rozlytrek (entrectinib)é um inibidor da tirosina quinase, destinado a pacientes propícios ao tratamento, identificados através de perfil genético. Ele foi aprovado para tratar certos tipos de tumores sólidos, que mostram raras anomalias genéticas chamadas fusões NTRK.

A Roche cobrará cerca de 204 mil dólares pelo tratamento, ou seja, 17 mil dólares por mês para pacientes adultos, disse um porta-voz da empresa, na sexta-feira (16).

Individualmente, as mutações são raras e é difícil executar testes dedicados, segundo a farmacêutica. Eles foram identificados em uma ampla gama de tipos de tumores sólidos, incluindo câncer de pulmão, de mama, colo-retal, pancreático e não-pequenas células, disse a empresa. A FDA aprovou também na quinta-feira para tratar pacientes adultos com câncer de pulmão não-pequenas células, cujos tumores mostram uma mutação genética chamada fusão ROS1.

Como essas fusões do NTRK ocorrem em inúmeros tumores, a Roche vê uma aplicação potencialmente ampla para o Rozlytrek, em conjunto com testes de diagnóstico da Foundation Medicine – empresa americana líder mundial na área de análise molecular e genômica – que faz parte do conglomerado da Roche. Em 2016, iniciou sua atuação no Brasil.

O Rozlytrek, já aprovado no Japão em junho deste ano, agora está disponível nos Estados Unidos, para adultos e crianças de 12 anos ou mais, informou a empresa. Disponível como cápsula para administração oral, o medicamento é desenvolvido pela Roche e sua subsidiária japonesa Chugai Pharmaceutical para o tratamento de tumores com fusões ROS1 ou NTRK. Chugai detém direitos de desenvolvimento e comercialização da droga no Japão, enquanto a Roche comercializa a droga no resto do mundo.

O Rozlytrek vai competir com o Vitrakvi, da farmacêutica alemã Bayer, cujo preço é de 32,8 mil dólares por mês. O Vitrakvi, desenvolvido pela Bayer em parceria com a Lilly e a Loxo Oncology, foi aprovado nos Estados Unidos em novembro de 2018 para tratar pacientes com tumores sólidos NTRK-positivos.

 

Com informações da Reuters, Época Negócios e Roche (EUA). Edição do Setor Saúde.

VEJA TAMBÉM