Empregabilidade e Aperfeiçoamento | 13 de novembro de 2019

Tratamento para o câncer: assistência integral visa maior qualidade de vida para pacientes

Evento multidisciplinar foi realizado nesta sexta-feira no Moinhos
Tratamento para o câncer assistência integral visa maior qualidade de vida para pacientes

O cuidado ao paciente com câncer tem tido uma grande evolução nas técnicas diagnósticas e terapêuticas, contribuindo para com maior sobrevida e melhor qualidade de vida. A promoção de um olhar multidisciplinar e amplo para o tratamento oncológico foi o tema principal de evento ocorrido durante toda esta sexta-feira, 8, no Hospital Moinhos de Vento.

O simpósio o II Simpósio de Assistência Integral ao Paciente com Câncer contou com a presença da superintendente Assistencial do Hospital Moinhos de Vento, Vania Röhsig, que recuperou a história do Serviço de Oncologia em sua fala de abertura. “Já em 1999, o Hospital declarou que a oncologia seria uma área de ênfase do nosso trabalho”. Vania ainda destacou o trabalho da equipe multidisciplinar e mencionou que o cuidado colaborativo dos pacientes com câncer também passa pelo envolvimento com a família.

Na sequência, a física Francine Xavier da Silveira dos Santos e a médica Daniela Vargas Barletta abordaram com diferentes enfoques a “Radioterapia de Precisão no Tratamento do Câncer”. O painel teve a moderação da enfermeira Luciane Borelli Finatto.

20191108102007__MG_2685

Daniela Vargas Barletta, Francine Xavier da Silveira dos Santos e Sergio Roithmann

a

Já o chefe do Serviço de Oncologia do Hospital, Sergio Roithmann, e a médica Helena Andrade trataram sobre o tema “Vitórias e Desafios nos Novos Tratamentos do Câncer”. Roithmann expôs as principais inovações na área da imunoterapia, que é a manipulação do próprio sistema imunológico humano para tratamento do câncer. O médico discorreu sobre o CAR T-cell que, do inglês, significa “célula T com receptor de antígeno quimérico”. O nome complexo indica que o tratamento utiliza células geneticamente modificadas.

20191108102113__MG_2700

Sergio Roithmann

a

Por sua vez, a médica Helena Andrade falou sobre os medicamentos da terapia alvo, que foram desenvolvidos para identificar e atacar as células cancerosas do organismo. O tratamento é baseado em características específicas que definem uma célula cancerosa. Assim, essas substâncias localizam e bloqueiam o crescimento e a disseminação do câncer. O painel teve a mediação da farmacêutica Sabrina Tasca.

Outros temas foram abordados no evento, como: “Infecções em Pacientes com Câncer”, “Crioterapia para Preservação Capilar no Tratamento do Câncer”, “O Papel da Equipe Multidisciplinar na Oncologia”, “Predisposição Genética do Câncer: O que Todos Deveriam Saber”, “Conceitos Gerais de Hemoterapia” e “Pesquisa Clínica em Oncologia”.

Também participaram da atividade a Coordenadora Assistencial do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, Taiana Saraiva; a farmacêutica Aline Galiotto, as enfermeiras Lisiane Martins, Tiani Godinho e Kelly Mensh; os médicos Patrícia da Silva Fernandes, Diego R. Falci, Fabiane Kumagai Lorenzini, Daniela Dornelles Rosa, Camila Matzenbacher Bittar, Dário de Lima Brum, Erica Ottoni, Cláudia Astigarraga, Pedro Isaacsson Velho; a biomédica Angela Lima Gonzaga; a Irmã Marciana Ittner;  a fisioterapeuta Priscila Pereira Cidade; a nutricionista Mariana Back; a assistente social Fernanda Lutz Tolves; a psicóloga Karine Maciel; e a odontologista Renata Stifelman Camilotti.

Fotos: Otávio Fortes/Divulgação HMV

VEJA TAMBÉM

BENTO GONÇALVES

Hospital Tacchini abre processo de seleção para contratar mais de 100 profissionais da saúde

O Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, está realizando obras de ampliação da sua UTI Adulta, as quais devem ser concluídas nos próximos meses. Para suprir essa demanda, a instituição busca contratar, de forma imediata, cerca de 100 profissionais, principalmente Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros. Deste total, 40 atuarão diretamente na UTI Adulto e os demais, nas diversas unidades assistenciais da instituição. Há
CANADÁ

Canadá vem ao Brasil em busca de enfermeiros

Uma missão especial da Recrutement Santé Québec (RSQ) – programa do Ministério da Saúde e Serviços Sociais do Québec, responsável por recrutar profissionais de saúde diplomados fora do Canadá – vem ao Brasil em busca de enfermeiros para trabalhar na província (Estado) de Québec. A equipe estará em São Paulo, entre os dias 28 de janeiro e 1º
concurso público

Hospital de Clínicas de Porto Alegre abre concurso público com salários de até R$ 8,5 mil

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) abriu inscrições para novo concurso público. As vagas são para os níveis superior, médio e fundamental. As oportunidades são para profissionais da formados em medicina, direito, biologia, biomedicina, enfermagem, fonoaudiologia, tecnologia da informação, administração, ciências econômicas, ciências contábeis, e outras graduações com especialização em áreas específicas. Os salários podem