Tecnologia e Inovação | 29 de agosto de 2023

Teste genético que detectou agente causador de febre hemorrágica é finalista em prêmio de inovação

Rastreamento oferecido no Einstein reduz número de exames realizados e agiliza diagnóstico.
Teste genético que detectou agente causador de febre hemorrágica é finalista em prêmio de inovação

O teste genético Metagenômica RNA, anteriormente chamado de Viroma, é um dos 12 finalistas do 2º Prêmio Euro Inovação na Saúde – iniciativa da farmacêutica Eurofarma, que reconhece o potencial de inovação de profissionais de medicina do território latino-americano. O exame ganhou notoriedade em 2020 por ter identificado um caso de arenavírus, vírus responsável por casos de febre hemorrágica.

Na ocasião, os médicos que atenderam o paciente já haviam realizado exames para investigar, além da febre amarela, dengue, chikungunya e zika – todos negativos. Foi então que o Metagenômica RNA entrou em cena para analisar o material genético de todos os patógenos presentes no organismo de um paciente, incluindo vírus. E a tentativa embasou o diagnóstico.


PUBLICIDADE

Health-Meeting-Banner-Site-Setor-Saúde


Diagnóstico e vigilância de infecções virais por sequenciamento de nova geração

João Renato Rebello Pinho, coordenador-médico de pesquisa e desenvolvimento do Laboratório Clínico do Einstein, destaca que é o papel do sequenciamento é justamente facilitar e agilizar o diagnóstico de doenças ocasionadas por diferentes tipos de patógenos. “Ao invés de submetermos os pacientes a diferentes testagens específicas, por meio do RT-PCR, conseguimos, com um único teste, detectar qualquer RNA de vírus, bactérias, vermes, protozoários e fungos”, explica.

Ainda de acordo com o especialista, testagens com o Metagenômica RNA podem apoiar medidas epidemiológicas e antever epidemias e pandemias, com uma vantagem clara em relação a um rastreamento com testes de PCR isoladamente. “O homem está invadindo o espaço da natureza, ficando cada vez mais exposto a esses patógenos. Com isso, doenças antes controladas ou até mesmo novas condições devem eclodir como novas epidemias ou pandemias em futuro talvez não tão distante”, comenta o médico. A iniciativa “Diagnóstico e vigilância de infecções virais por sequenciamento de nova geração”, apresentada por Rebello, foi selecionada entre mais de 850 projetos cadastrados no prêmio. Agora, se escolhida como a grande vencedora, receberá um prêmio de 500 mil euros.

O montante, segundo Rebello, permitiria ampliar a oferta de testagem não somente nacionalmente, mas para todo o território da América Latina, expandindo o acesso. Hoje, o sequenciamento é feito somente no âmbito privado, de forma particular, beneficiando um número muito restrito de pessoas.

Futuro do diagnóstico

A metagenômica é uma técnica que permite obter dados de microrganismos de um determinado habitat sem a necessidade de isolar e cultivar cada um separadamente.

A partir da amostra de sangue é feita uma separação do material genético do paciente e dos patógenos ali presentes.

Após ser sequenciado, o material é comparado ao de agentes catalogados em diferentes bancos de dados, até que seja encontrada uma correspondência.


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Sobre o Prêmio Euro

Médicos brasileiros e de outros 16 países da América Latina cadastraram iniciativas no site da premiação, separadas em quatro frentes: inovação tecnológica aplicada à saúde, inovação em terapias, inovação social e sustentabilidade em saúde, e inovação em processos relacionados à saúde.

Um júri técnico selecionou, entre mais de 850 projetos, os 160 melhores que, em seguida, foram submetidos a uma segunda avaliação. Essa, por sua vez, definiu 60 finalistas, submetidos a uma terceira etapa, que elegeu 12 vencedores. São esses que, agora, concorrem ao prêmio final em uma votação online.

Para votar, médicos e profissionais de saúde devem acessar o site. A votação vai até o dia 3 de setembro.



VEJA TAMBÉM