Gestão e Qualidade | 22 de setembro de 2022

Tacchini participa do Dia Mundial da Segurança do Paciente

"Nossos profissionais de saúde são constantemente estimulados a manter total atenção aos processos, monitorando as informações de forma contínua e sugerindo a implementação de melhorias.”, descreve a enfermeira do gerenciamento de riscos, Carolina Sitya Carus
Tacchini participa do Dia Mundial da Segurança do Paciente

No último sábado, dia 17, foi celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Instituições de todo mundo realizam ações alusivas à data. No Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves (RS), a Comissão de Segurança do Paciente se juntou ao coral da instituição para realizar um par de apresentações envolvendo equipes, pacientes e familiares na tarde de sexta-feira, dia 16.

O tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Segurança do Paciente em 2022 é “Segurança de Medicamentos”. De acordo com a OMS, estudos apontam que um a cada dez pacientes está sujeito a um evento adverso enquanto recebe cuidados hospitalares.

Para não fazer parte dessa indesejada estatística, os hospitais do Tacchini Sistema de Saúde trabalham constantemente em diferentes frentes, envolvendo os profissionais da saúde, pacientes e seus familiares.


PUBLICIDADE

Naxia-Layout-Hospital-SS


Em relação ao primeiro grupo, o Tacchini trabalha com auditorias internas e indicadores de qualidade assistencial, além de revisar e manter anualmente as medidas específicas descritas nos principais protocolos de segurança do paciente previstos pela OMS, como protocolo de queda, lesão por pressão, comunicação efetiva, cirurgia segura, higiene das mãos, e identificação correta do paciente.

Os hospitais São Roque, de Carlos Barbosa, e Tacchini, de Bento Gonçalves, ainda possuem um sistema anônimo de notificação com a intenção de identificar qualquer ação capaz de trazer prejuízos ao paciente, considerando o aspecto físico, social e psicológico. Cada informação é revisada pela equipe de gerenciamento de risco, que desenvolve planos de ação para aumentar a eficiência dos atendimentos.

“A segurança do paciente está no DNA do Tacchini. Buscamos proporcionar cuidado integral dos pacientes, garantindo total segurança a todos. Nossos profissionais de saúde são constantemente estimulados a manter total atenção aos processos, monitorando as informações de forma contínua e sugerindo a implementação de melhorias.”, descreve a enfermeira do gerenciamento de riscos, Carolina Sitya Carus.

O Hospital Tacchini ainda possui a certificação de Acreditado com Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), enquanto o Hospital São Roque recebe a  certificação de Acreditado Pleno da mesma entidade, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Estes são os dois maiores e mais importantes reconhecimentos nacionais para instituições da área da saúde.

FOTO: Tiago Flaiban

PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


 



VEJA TAMBÉM