Gestão e Qualidade | 17 de janeiro de 2019

Superintendente do Hospital Mãe de Deus detalha cooperação com o A.C.Camargo Cancer Center

Portal Setor Saúde entrevistou com exclusividade Fábio Pereira Fraga
Superintendente Hospital Mãe de Deus detalha cooperação com o A.C.Camargo Cancer Center

Hospital do Câncer Mãe de Deus assinou um acordo de cooperação médico-científica com o A.C.Camargo Cancer Center, referência internacional no diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa em oncologia. O acordo visa oferecer aos pacientes de câncer do Sul do Brasil ampliação das linhas de cuidado com a doença e acesso a tratamentos raros. O portal Setor Saúde entrevistou com exclusividade o Superintendente Executivo do Hospital Mãe de Deus, Fábio Pereira Fraga, que destacou a importância da instituição de São Paulo, especializada em pesquisa e tratamento do câncer.

O A.C.Camargo Cancer Center é uma das maiores referências mundiais em ensino, pesquisa e tratamento multidisciplinar do câncer, oferecendo assistência de alta complexidade. Para o patologista e diretor médico do A.C.Camargo, Victor Piana de Andrade, “o propósito é levar o conhecimento que fomentamos dentro do A.C.Camargo para outros centros de excelência e, desta forma, propagar pelo país as melhores práticas, como o nosso Tumor Board, que são reuniões científicas entre o corpo clínico para definir a melhor conduta baseada em evidências científicas, paciente a paciente”.

Somente em 2017 –  segundo informações do site da instituição paulista – foram formados 30 doutorandos, 41 mestrandos e 6 pós-doutorandos. Desde o início de sua trajetória, o AC Camargo foi responsável pela formação de mais de mil especialistas e residentes, além de mais de 600 mestres e doutores.

Conforme o Superintendente Geral da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital do Câncer Mãe de Deus, Fernando de Barros Barreto, “a cooperação com o A.C.Camargo Cancer Center permitirá ao Hospital do Câncer Mãe de Deus acelerar seu posicionamento como o mais importante centro de tratamento de câncer em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul”.

Fábio Pereira Fraga é o novo Superintendente Executivo do Hospital Mãe de Deus

Entrevista com Fábio Fraga

Como será a parceria e os benefícios para a saúde do RS

“A parceria entre o Hospital Mãe de Deus e AC Camargo tem como objetivo avançar em discussões, trocas de informações e parâmetros que permitam implementar o desenvolvimento dos cuidados com a doença. O benefício será grandioso para toda população do Sul do país, em especial Porto Alegre, com grande cooperação em atividades de ensino, pesquisa e formação de corpo técnico e clínico, benchmarking operacional entre as organizações, intercâmbio de melhores práticas de governança e entre os profissionais. Ou seja, nossos profissionais terão acesso a toda tecnologia, conhecimento e pesquisa da magnitude do AC Camargo, cuja liderança no tratamento ao câncer extrapola a fronteira de nosso país. Já colocamos em prática diversas iniciativas, e nosso paciente já tem acesso aos benefícios deste modelo inovador”.

Operacionalização das ações e cobertura

“Tanto o Mãe de Deus quanto o AC Camargo investiram longo tempo e análises do melhor modelo. Entendemos que ambas as instituições seguirão reforçando seus atributos positivos, onde se destacaram pelo bem cuidar de nossa população. O acesso se dará através de nosso corpo clínico, em que oncologistas, cirurgiões e demais profissionais de nossas equipes multidisciplinares conduzem o melhor tratamento, com a possibilidade de extensão dos cuidados e discussão detalhada de novos protocolos, novas formas de conduzir ou não, sempre dentro do que há de mais avançado para cada caso. O atendimento no Hospital Mãe de Deus já está contemplado em inúmeros planos de saúde, respeitada abrangência e modelo de contratação entre o usuário e seu plano”.

Os benefícios que o Mãe de Deus espera obter com a parceria

“Acesso a novas tecnologias e experiência de uma instituição que concentra um volume grandioso de casos conduzidos, referenciada em casos raros. É muito importante a experiência em tumores pouco frequentes, muitas vezes uma única chance e o acesso ao melhor tratamento é o que fará a diferença na sobrevida destes pacientes. Também as cirurgias avançadas, em especial a robótica, área em que as equipes médicas do AC Camargo acumulam mais de dois mil procedimentos realizados. Isso faz toda diferença, pois requer absoluta experiência, mãos treinadas e muito estudo. Sabemos que para atingir patamar próximo a isso, a maioria absoluta dos hospitais de destaque do Brasil ainda levará anos para índices similares. Julgamos que este é hoje o melhor a oferecer a população de nossa cidade”.

Parceria inovadora no Brasil

“O projeto amadureceu e foi concebido desde agosto de 2018, com integração estratégica de nossas equipes, onde a identidade e forma de atuar nos levaram a esta parceria. Entendemos que o tratamento do câncer se dá em sua integralidade, passando por diversas etapas, isoladas ou em algum momento associadas, podendo citar prevenção, diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, radioterapia, acompanhamento pós alta, cuidando tanto do paciente como de sua família, buscando detecção precoce de fatores genéticos e outros mais. Trata-se de uma parceria inovadora no Brasil, bem planejada e com grandioso ganho à nossa sociedade e ao desenvolvimento de nossa região”.

O que representa a A.C. Camargo Cancer Center para o Mãe de Deus

“No Brasil, não dá para falar de câncer sem citar o AC Camargo, assim como no Rio Grande do Sul, o nome do Mãe de Deus não se dissocia da pesquisa e tratamento inovador destas patologias. Somos referência no que fazemos, e a união destes centros fará muito bem à nossa população” estima o médico e superintendente Fábio Fraga.

VEJA TAMBÉM

Diretrizes clínico-assistenciais são apresentadas no 10º Seminário PROADI-SUS

O Hospital Moinhos de Vento promoveu na quarta-feira (10), o 10º Seminário PROADI-SUS, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital, em Porto Alegre. Nesta edição, foi apresentado o projeto Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS. O objetivo dos encontros é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde,
ENTREVISTA

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas. O Portal Setor Saúde conversou com

Hospital Moinhos de Vento promove em Brasília 2° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

A segunda edição do Encontro Internacional do Paciente Seguro, realizada na terça-feira (9), em Brasília, reuniu profissionais de saúde de todas as regiões do país para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente e qualificação do SUS. Realizado pela equipe do Projeto Paciente Seguro, com a coordenação do Hospital Moinhos de Vento, em parceria