Tecnologia e Inovação | 22 de setembro de 2023

Startup Nonno se une ao Instituto Caldeira para acelerar expansão no Rio Grande do Sul 

Empresa que conecta família a cuidadores já conta com 78 profissionais disponíveis e projeta ampliar em sete vezes o número de famílias alcanças de forma recorrente na região.
Startup Nonno se une ao Instituto Caldeira para acelerar expansão no Rio Grande do Sul 

A partir de setembro, a startup Nonno passa a ser a mais nova associada do Instituto Caldeira, com escritório próprio no principal hub de inovação de Porto Alegre (RS). A empresa foi fundada em 2019, em Florianópolis (SC), e está presente em mais de 25 municípios catarinenses, além das capitais São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Diante da meta de crescer 150% em 2023 e de ampliar a presença nos mercados do Sul e Sudeste, a inauguração do escritório na capital gaúcha deve fomentar parcerias estratégicas para a organização, que conecta famílias a cuidadores selecionados, e que já alcançou aproximadamente 50 famílias, nos municípios de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Sarandi, desde 2022, quando começou a atuar no Rio Grande do Sul.


PUBLICIDADE

Health-Meeting-Banner-Site-Setor-Saúde


Atualmente, o Nonno contabiliza 78 cuidadores aprovados no RS, cinco famílias e 30 pacientes atendidos de forma recorrente e atua junto ao Solar Anita, residencial geriátrico localizado na zona norte de Porto Alegre. De acordo com o CEO da startup, Matheus Alban (foto), a expectativa é chegar a 35 clientes e 135 cuidadores no estado até o final de 2023, oferecendo o serviço de cuidado, especialmente importante para a população idosa da região, que cresceu 74%, no período de 2010 a 2021, segundo estudo do governo do Estado.

nonno cuidador de idoso

“O envelhecimento da população coloca os cuidadores como uma profissão do futuro, menos tech e mais humana. Nosso processo de seleção de profissionais é rigoroso e, além do cuidado e atenção em si, preza pela segurança e pela capacidade técnica dos cuidadores”, destaca.

Estrutura para expansão

A inauguração do escritório em Porto Alegre ocorreu durante a Semana Caldeira, evento exclusivo para associados, que ocorreu entre os dias 18 e 22 de setembro, no formato de festival. A segunda edição da Semana terá mais de 40 atividades simultâneas, voltadas à educação, inovação, inteligência artificial e Data Analytics e governo. Para Alban, a iniciativa é uma oportunidade de imersão nas principais temáticas que vêm impactando a sociedade e o mundo, e falar sobre cuidado e envelhecimento da população faz parte desse contexto.

“A parceria institucional com o Instituto Caldeira é também uma oportunidade de fomentar negócios e parcerias estratégicas para viabilizar o crescimento estruturado da nossa empresa. É assim que tem sido com a nossa atuação junto à ACATE, em Santa Catarina, com a participação no Programa de Mentoria para Startups do IBGC e no Programa Go to Market 2023, do Sebrae”, conta. 


 PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


Raízes gaúchas

A startup foi criada por uma família gaúcha que após fundar e fazer a gestão, por 20 anos, do Lar Santa Rita percebeu o quão difícil e caro pode ser oferecer cuidado profissional. Segundo o CEO, o Nonno tem como objetivo levar o amor e o cuidado de qualidade aos idosos e amenizar a amplitude do problema que a família vivenciou, tanto no próprio núcleo familiar como no Lar Santa Rita. O Nonno foi fundado por meio de capital próprio, e em abril de 2021, recebeu investimento da Nexpon, afiliada da Globo em Santa Catarina. Em junho de 2023, a startup lançou o Dr. Nonno, um serviço de telemedicina, com mais de 25 especialidades médicas.

nonno startup

“Temos acompanhado de perto o envelhecimento da população do Rio Grande do Sul e estamos certo de que o know-how conquistado nos últimos anos nos permitirá ampliar ainda mais a oferta do nosso serviço”, ressalta Matheus. Ao todo, o Nonno conta com mais de 750 cuidadores ativos e atende mais de 150 famílias por mês, contabilizando mais de 530 mil horas de cuidado. Ao longo de quatro anos, tiveram o registro de mais de 700 MEIs como prestadores de serviço para a plataforma, cerca de 40% delas somente em 2023.  

 



VEJA TAMBÉM