Gestão e Qualidade | 31 de janeiro de 2017

Sindihospa alerta para golpe contra familiares de pacientes

Criminosos entram em contato com familiares de pacientes internados e exigem pagamentos
Sindihospa alerta para golpe contra familiares de pacientes

O Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa), integrante do Sistema Fehosul (Federação dos Hospitais do RS) alerta a população sobre um golpe que vem ocorrendo em hospitais de Porto Alegre e em pelo menos outros sete estados do país. Por telefone, criminosos entram em contato com familiares de pacientes internados e exigem pagamentos de exames ou procedimentos de saúde. Na maioria dos casos, os golpistas se passam por médicos e cobram depósitos imediatos em contas bancárias. Em 2014, a Fehosul já havia comunicado casos no interior do RS.

Comitê de Segurança Patrimonial do Sindihospa

Para evitar novos casos, os hospitais têm tomado medidas para garantir que os pacientes não caiam no golpe. Cartazes, avisos nos sites e esclarecimentos no momento da internação informam os procedimentos internos e ressaltam que as instituições não solicitam depósitos bancários por telefone para pagamentos de despesas de pacientes que se encontram em atendimento ou internados.

“Os golpes também lesam os hospitais, que têm como missão cuidar da segurança dos pacientes. Queremos que a comunidade fique atenta para não ser prejudicada em um momento de fragilidade. Nossas instituições estão orientando os familiares e investindo na segurança dos dados para evitar novos casos”, explica Paulo Soares, diretor do Sindihospa .

O Comitê de Segurança Patrimonial orienta os pacientes a registrarem ocorrência policial para que os crimes sejam investigados.

 

VEJA TAMBÉM