Gestão e Qualidade | 21 de março de 2023

Serviço de consultorias por telefone do TelessaúdeRS-UFRGS completa 10 anos

Desde 2013, o serviço auxilia os profissionais de saúde que atuam na atenção primária do SUS na resolução de casos clínicos e na redução de filas de espera por consultas
Serviço de consultorias por telefone do TelessaúdeRS-UFRGS completa 10 anos

Criado em 2013 para responder às principais dúvidas clínicas de médicos, enfermeiros e dentistas e agilizar o atendimento da atenção primária à saúde do SUS, o canal de 0800 do TelessaúdeRS-UFRGS completa 10 anos de atividade em 2023. Desde o lançamento do projeto, mais de 350 mil consultorias via telefone já foram realizadas para mais de 2 mil municípios de todo o país.

“Nosso objetivo básico é orientar o médico para resolver o problema do paciente no município. A cada quatro casos, três são resolvidos já na hora que o profissional da atenção primária faz o contato com o médico do TelessaúdeRS”, explica Natan Katz, vice-coordenador-geral e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A principal demanda, segundo ele, é em relação a questões dermatológicas, que representam 20% das . No entanto, os problemas podem ir desde uma dor de cabeça até a casos suspeitos de doenças graves.

O nível de satisfação de uso do canal em todo o Brasil, é de 95%. “Com o TeleRS eu consigo diminuir a quantidade de encaminhamentos e resolver a maioria dos problemas na hora e com o paciente ainda na sala” afirma Josemário Silva, médico de Família e Comunidade de Natal, no Rio Grande do Norte.


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Além do alto índice de resolutividade dos problemas dos pacientes por meio das consultorias por telefone, o serviço é referência na disponibilização de informações de qualidade e atualizadas sobre saúde. “A evidência científica está no DNA do programa. Todas as respostas são baseadas em evidências, no que há de melhor na ciência em cada situação tratada nos postos de saúde. Procuramos sempre trazer para a ponta do atendimento o conhecimento inovador da medicina. E depois que o médico da unidade básica buscar a teleconsultoria em um determinado caso, ele estará apto para atender as próximas situações idênticas que surgirem”, explica Katz.

O projeto, que é mantido pelo Ministério da Saúde e que conta com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande Sul, está disponível para médicos, enfermeiros e dentistas das unidades de saúde de todo o Brasil, das 8h às 18h, através do número 0800 644 6543.


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Referência e versatilidade nos atendimentos

 A equipe do 0800 prestou apoio fundamental em situações de saúde marcantes ao longo destes 10 anos. Em 2013, os profissionais do serviço ofereceram importante apoio no atendimento a diversos sobreviventes que sofreram intoxicações no incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria. Além disso, ofereceu assistência no atendimento psicológico de vítimas e familiares.

Já atuamos em surtos de doenças infecciosas (toxoplasmose, dengue, H1N1) nas primeiras discussões e microcefalia por Zika, primeiros casos de Chikugunya, em ações emergenciais para populações vulneráveis.

Recentemente, a equipe também prestou apoio aos profissionais de saúde auxiliando em questões relacionadas à COVID-19. Especialmente nos primeiros meses, as perguntas sobre o vírus dominaram as dúvidas dos profissionais, com questões em relação ao isolamento dos positivados, por exemplo, sobre a reinfecção, entre outras situações.

De acordo com a médica e teleconsultora do projeto, Renata Rosa de Carvalho, atender os solicitantes da atenção primária no início da pandemia foi a experiência mais desafiadora em seus três anos de experiência no TelessaúdeRS. “Fornecer as orientações baseadas nas melhores evidências exigiu atualizações por vezes diárias e, somado a esse esforço, estava a necessidade de acolher, qualificar e empoderar profissionais de saúde. Foi muito gratificante sentir o quanto confiam em nós e o quanto podemos ser um suporte nesse período de tantas dúvidas, preocupações e sobrecarga laboral”, completa.

 



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