Gestão e Qualidade | 15 de abril de 2020

Série especial: Santa Casa redefine assistência e lança campanha para 80 novos leitos de UTI

Instituição manteve alguns de seus serviços e definiu o Pavilhão Pereira Filho como centro de atenção para a Covid-19
Série especial Santa Casa redefine assistência e lança campanha para 80 novos leitos de UTI

O Portal Setor Saúde apresenta, a partir do dia 7, como importantes instituições hospitalares estão se preparando para lidar com os casos de Covid-19: Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Hospital Moinhos de VentoHospital Mãe de Deus/AESCHospital Ernesto DornellesHospital Divina Providência, Hospital São Lucas da PUC-RSHospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo (Santa Maria), Hospital Tacchini (Bento Gonçalves), Hospital Virvi Ramos (Caxias do Sul), Hospital Santa Lucia (Cruz Alta), Hospital São Vicente de Paulo (Passo Fundo), Hospital de Caridade de ErechimHospital São Vicente de Paulo (Osório), Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Os hospitais apresentam como estão se preparando para enfrentar o aumento no número de atendimentos para casos do novo coronavírus e se estão sendo reagendadas cirurgias eletivas. As instituições apontam ainda se determinaram ala específica para triagem e quantas UTI/CTI estão disponíveis para atender pacientes que precisarão ser internados com COVID-19. Confira as respostas da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

Desde o dia 30 de março, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, considerando as orientações das autoridades de saúde, assim como da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que define os prazos excepcionais de acesso em razão da pandemia, sobretudo àqueles que não podem ter seus tratamentos adiados e interrompidos, definiu que os processos assistenciais em toda a instituição, que terão as seguintes definições:

A manutenção das cirurgias eletivas, as quais serão avaliadas pelas equipes médicas, considerando a gravidade do caso e a possível necessidade de leitos de UTI;

A manutenção, na íntegra, das agendas de consultas ambulatoriais nas especialidades de transplante, oncologia, pré-natal, traumatologia, cardiologia, neurologia, pneumologia e pacientes pós-operatórios;

Nas demais especialidades, será mantida a oferta mínima de 50% das agendas;

Os SADTs (Serviços de Apoio Diagnósticos Terapêuticos), além da rotina hospitalar, terão mantida a oferta mínima de 50% dos exames para os pacientes privados.

Mudança no fluxo da emergência

A instituição ressalta que a continuidade do processo assistencial será permeada pelo prioritário cuidado com a segurança dos pacientes e profissionais. Sendo assim, já estão definidos os processos de triagem nas portas de acesso às áreas assistenciais, espaçamento dos horários de atendimentos, ampla disponibilização de álcool gel, distanciamento entre as cadeiras das recepções, entre diversos outros cuidados.


“Aproveitamos para informar que o fluxo da emergência da Santa Casa de Porto Alegre sofreu modificações para melhor atender os seus beneficiários neste momento da Covid-19. Desta forma, o Pavilhão Pereira Filho, referência no tratamento das doenças respiratórias, tornou-se, pelos próximos dias, o Hospital da Santa Casa de Porto Alegre referência para atendimento dos casos de pacientes com sintomas do coronavírus. Com toda a estrutura de emergência, retaguarda dos exames específicos para diagnóstico da doença e infraestrutura de unidades de internação clínica e intensivismo”.


Emergência por outras demandas será realizada no Hospital Dom Vicente Scherer

Já na estrutura do Centro Integrado de Emergências Médicas (CIEM), localizada no Hospital Dom Vicente Scherer, tradicional local de atendimento de emergência adulto do Complexo Santa Casa, serão realizados os atendimentos “livre de Covid-19”. “No CIEM continuaremos a atender os pacientes que necessitam de atendimento de emergência por outras enfermidades que não sejam relacionadas ao trato respiratório”.

As estruturas do Hospital da Criança Santo Antônio, do Hospital Dom João Becker e do Hospital Santo Antônio da Patrulha também estão adaptadas para dar segurança nos atendimentos dos pacientes do trato respiratório.

A Santa Casa salienta que a reformulação no atendimento da urgência/emergência da instituição visa dar maior segurança para o atendimento de todos os seus beneficiários.

Pavilhão Pereira Filho

O Pavilhão Pereira Filho segue se preparando para o atendimento de pessoas infectadas com o novo coronavírus. As equipes de enfermagem que atuam no 3º andar da unidade vêm recebendo treinamento para iniciarem a utilização do Robô Laura, inteligência artificial que capta informações dos pacientes e emite alertas para a equipe assistencial a cada 3,8 segundos, auxiliando no diagnóstico precoce de deteriorações clínicas.

Com os treinamentos realizados pela equipe de Educação Corporativa de Enfermagem da Santa Casa, os profissionais assistenciais estão aptos para identificarem os alertas do Robô Laura e atuarem de forma assertiva baseado em sinais vitais.

santa casa laura

Grêmio e Inter lançam campanha para 80 novos leitos de UTI

Numa grande iniciativa de solidariedade e alcance social, dois gigantes do futebol brasileiro, o Sport Club Internacional e o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se uniram para uma campanha de apoio ao projeto da Santa Casa de Porto Alegre que visa a estruturação de 80 novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19.

A campanha O Grenal mais importante da história, lançada no dia 6 de abril, visa essencialmente estimular, entre seus torcedores e toda a população do estado, a doação de recursos para a Santa Casa. Para Julio Matos, diretor geral da Santa Casa, “o apoio dos clubes apenas reafirma o seu protagonismo, não só esportivo, mas social, demonstrando de maneira inequívoca a sua grandeza”.

O projeto alvo da campanha, estimado em R$ 32,4 milhões, visa dar uma resposta assistencial imediata quando a Santa Casa for demandada, pois “a experiência de outros países demonstra que é preciso agirmos com agilidade. Temos a consciência de que a crise poderá se agravar e, neste sentido, é fundamental que estejamos prontos”.

O Grenal mais importante da história será, essencialmente, uma campanha digital, com ações dirigidas a todas as redes sociais, tanto da Santa Casa quanto, principalmente, dos clubes.

grenal

Para Marcelo Medeiros, presidente do Internacional, “este é um momento em que colorados e gremistas têm apenas um adversário, o coronavírus. É hora de união e solidariedade. Juntos, vamos auxiliar a Santa Casa e o nosso Estado a estarem ainda mais preparados para enfrentar a pandemia”.

Do lado gremista, o presidente Romildo Bolzan Jr. salienta que “é essencial que, num momento como esse, possamos nos unir, recorrer à força das marcas de Grêmio e Inter, das torcidas sempre muito engajadas, especialmente agora com a possibilidade de poder auxiliar no enfrentamento da Covid-19 e nas dificuldades vivenciadas pelo sistema de saúde hospitalar, que trabalha incansavelmente na linha de frente ao tratamento da pandemia. A Santa Casa precisa desse reforço”.

COMO DOAR:

1 – Depósito ou transferência bancária:

As doações para a campanha podem ser feitas para uma conta específica da campanha:

Banco Banrisul – 041

Agência: 0062

Conta corrente: 060400009-8

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

CNPJ: 92.815.000/0001-68

2 – Boleto ou cartão de crédito:

No site Amigos da Boa Causa, destinado para apoiar os projetos da Santa Casa, você pode doar por meio de cartão de crédito ou emitindo um boleto. Acesse https://amigos.santacasa.org.br/areas-de-apoio/grenal.

Teste para detecção da Covid-19

A Santa Casa informa que está realizando os testes de PCR para a detecção da Covid-19 prioritariamente para os profissionais da instituição que apresentem sintomas e também e pacientes sintomáticos em atendimento pelo SUS, de forma gratuita. As testagens estão sendo conduzidas pelo Laboratório de Biologia Molecular, cuja operação conta com o apoio da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

Esses exames também estão disponíveis para pacientes externos, inclusive com coleta domiciliar, com agendamento pelos telefones (51) 3214-8678 ou 3214-8648.

O Teste PCR é considerado o melhor tipo para diagnosticar a Covid-19, porque consegue detectar o vírus logo no começo da doença. Além disso, ele é capaz de encontrar o material genético do vírus, por isso, é difícil que a pessoa receba um resultado errado se estiver nos primeiros dias da Covid-19. A coleta do PCR é realizada com um cotonete na boca ou nariz da pessoa que será testada. Depois, essa amostra é examinada em laboratório e o teste consegue detectar se o vírus está presente ou não.

Santa_Casa_Vista_Aerea

VEJA TAMBÉM