Gestão e Qualidade | 13 de novembro de 2013

Saúde inclui novos medicamentos para doenças pulmonares

A partir de 2014, SUS terá quatro novas drogas para o tratamento de Hipertensão Arterial e câncer
Saúde inclui novos medicamentos para doenças pulmonares

A partir de 2014 o Ministério da Saúde oferecerá novos medicamentos, através do SUS, para doenças pulmonares. A Portaria autoriza a incorporação de quatro fármacos, a ambrisentana e bosentana para Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), além de erlotinibe e gefitinibe para pacientes com câncer de pulmão.

Os técnicos do Ministério estimam que em torno de cinco mil pessoas serão beneficiadas com a medida. O custo mensal com esses medicamentos será de R$ 530,00. O investimento total anual da compra será de R$ 12,5 milhões.

Os medicamentos ambrisentana e bosentana fazem com que as artérias pulmonares se dilatem, o que diminui a pressão sanguínea e traz alívio dos sintomas de hipertensão, como a dificuldade em respirar. Dois terços dos pacientes precisam desse tipo de tratamento. A doença matou, só em 2013, 633 brasileiros.

Já as drogas para câncer de pulmão – Erlotinibe e Gefinibe –, demonstraram eficácia na inibição do crescimento, da multiplicação e da sobrevida das células tumorais. O câncer de pulmão é o segundo mais comum e o mais letal no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 27 mil novos casos por ano. Os medicamentos devem atender a 20% dos pacientes portadores da doença.

 

VEJA TAMBÉM