Gestão e Qualidade | 21 de outubro de 2021

Santa Casa de Porto Alegre anuncia a construção de um novo Hospital em Gravataí 

"Será uma segunda estrutura hospitalar que irá ajudar o Dom João Becker na missão de ampliar o serviço de saúde da Santa Casa para Gravataí e região”, prevê Julio Matos
Santa Casa de Porto Alegre anuncia a construção de um novo Hospital em Gravataí 

De agosto de 2018 a setembro de 2021, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizou mais de 380 mil consultas, 30 mil cirurgias e dois milhões de exames em Gravataí (RS), em meio a um momento crítico na saúde mundial, gerado pela pandemia do Coronavírus. Esse e outros dados foram apresentados em prestação de contas pública, realizada na Câmara de Vereadores do município, na qual a diretoria do grupo hospitalar esteve à disposição dos parlamentares para questionamentos.

Além do balanço dos pouco mais de três anos de gestão, também foram apresentados projetos de ampliações no curto e médio prazo no Hospital Dom João Becker e, inclusive, a construção de um novo hospital.

Transferido pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria para a Santa Casa em julho de 2018, o Dom João Becker conta com 193 leitos, sendo 70% destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). São 16 unidades assistenciais, 16 consultórios e oito salas cirúrgicas, além de laboratório e UTI. Ao todo, são mais de mil funcionários ativos, sendo 288 médicos, 92 enfermeiros e 460 técnicos em enfermagem, além de colaboradores das áreas administrativas e de apoio assistencial.

hospital novo gravatai

“No período no qual estamos à frente do hospital tivemos um grande avanço assistencial, com a incorporação de novos serviços como o Centro de Tratamento da Obesidade, o Serviço de Cardiologia e o Serviço de Reabilitação. Vamos ampliar o alcance das especialidades para atender as necessidades de Gravataí”, informa o superintendente, Antônio Weston.

Hospital-escola

Segundo ele, já para 2022 estão previstos, além da Nova Emergência SUS e da Nova UTI, a estruturação dos atendimentos em endoscopia e cardiodiagnóstico, a consolidação do hospital-escola (parceria com a Unisinos), a reforma do laboratório e a criação de estacionamentos para o conforto de pacientes e acompanhantes.

Responsabilidade na pandemia

Durante o período de pandemia, a Santa Casa tem sido a principal parceira da prefeitura no combate a COVID-19. Com a criação do Hospital de Campanha, estrutura temporária construída ao lado do Becker, foi possível minimizar o impacto da crise sanitária no município. O HC contava com dez leitos, porém em março de 2021, no pico da pandemia, chegou a internar cerca de 60 pessoas simultaneamente.

A falta de espaço para atendimento médico adequado fez a Santa Casa agir rapidamente e transferir pacientes para a capital, fora do sistema de regulação. “Conseguimos absorver 36 pacientes do Dom João Becker em nosso complexo de Porto Alegre, permitindo que o Hospital de Campanha permanecesse atendendo a população de Gravataí com segurança”, afirma o diretor geral da Santa Casa, Júlio Matos. Segundo ele, a gestão do HC também foi positiva do ponto de vista financeiro, já que cerca de R$ 4.300.000,00 repassados pela prefeitura foram economizados e devolvidos aos cofres públicos.

O futuro com um novo hospital

Além da nova UTI, que deve ser inaugurada ainda em 2021, da nova emergência SUS, que será entregue em 2022, e das ampliações para o ano que vem, o planejamento da Santa Casa prevê reformas na Emergência Convênios, criação do Serviço de Quimioterapia e modernização das unidades de internação, do parque tecnológico e do Centro de Especialidades (localizado na rua Luiz Bastos do Prado) para os próximos anos.

Além disso, um novo hospital também deve entrar em construção. “Já temos a concepção de um novo projeto, fundamentado nas necessidades do município, especialmente das empresas locais, que indica ser fundamental a edificação de um novo hospital dentro de três a quatro anos. Será uma segunda estrutura hospitalar que irá ajudar o Dom João Becker na missão de ampliar o serviço de saúde da Santa Casa para Gravataí e região”, prevê Julio Matos. Ele ainda ressalta a necessidade do reconhecimento dos gravataienses de que “o Becker é o hospital que lhes pertence e por isso é merecedor da proteção de todos”.

 



VEJA TAMBÉM

Hospitais Tacchini e Sírio-Libanês iniciam parceria em residências médica e multiprofissional

Os hospitais Tacchini, de Bento Gonçalves (RS), e Sírio-Libanês, de São Paulo (SP), iniciam em novembro a parceria na formação dos 40 preceptores que vão comandar as residência médica e multiprofissional da instituição gaúcha. O primeiro dos cinco encontros programados será presencial e ocorrerá entre os dias 25 e 27 de novembro, no Campus Universitário da
PROADI-SUS

Hospital Moinhos promove ação para diagnóstico de sífilis neste final de semana

Com o propósito de identificar os principais fatores associados ao aumento de casos da sífilis, o Hospital Moinhos de Vento realiza nova ação do Projeto SIM, nos dias 27 e 28 de novembro, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre (RS). A unidade móvel onde serão realizados exames gratuitos para o diagnóstico de sífilis, HIV
cuidado integral

Atletas virtuais do bem: Dasa lança campanha gamificada no Novembro Azul

A gamificação vem se popularizando nas empresas. O setor de Recursos Humanos registrou, em 2020, a maior taxa de crescimento no mercado de gamificação, com aumento de 27,8% (Prescient & Strategic Intelligence, 2020). A Dasa vem utilizando essa estratégia para incentivar, de forma divertida e dinâmica, seus colaboradores quanto ao autocuidado e o cuidado com o próximo. Como parte do programa Dasa Cuida, o Desafio +30 foi lançado para conscientizar os colaboradores sobre a prevenção ao câncer de próstata. Na ação, que