Gestão e Qualidade | 8 de fevereiro de 2019

RS avança no número de instituições de saúde acreditadas pela ONA

Iniciativa da FEHOSUL e AHRGS faz Estado subir posição em ranking nacional
RS avança no número de instituições de saúde acreditadas pela ONA

O Rio Grande do Sul está avançando no número de estabelecimentos de saúde acreditados, por meio do QUALIS-RS, pioneiro projeto de incentivo à acreditação, desenvolvido pela Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (FEHOSUL) e Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (AHRGS). Com o fim do Ciclo 1 (2017/2018), cinco novas instituições de saúde conquistaram o selo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA):

Hospitalar ATS, de Porto Alegre;

Hospital São Roque – Tacchini Sistema de Saúde, de Carlos Barbosa;

Clínica Kozma (duas unidades de Passo Fundo foram acreditadas); e

Sidi – Medicina por Imagem, de Porto Alegre (a acreditação da clínica encontra-se em processo de homologação pela ONA).

O Ciclo 2 (2018/2019) do programa Qualis-RS está em andamento. O RS ocupa hoje a 5ª posição dentre os entes federativos com mais certificações válidas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação da ONA. No lançamento do projeto QualisRS em 2017, o Estado figurava em 6º lugar. Atualmente, 36 entidades possuem o selo da ONA no estado, sendo oito com selo de excelência (nível mais alto).

O Portal Setor Saúde conversou com os dirigentes das instituições acreditadas no Ciclo 1. Confira.

Carlos Jader Feldman (sócio-diretor da Sidi – Medicina por Imagem)

O sócio-diretor da Sidi – Medicina por Imagem destaca a importância da certificação conquistada, mas relembra que a acreditação da clínica se encontra em processo de homologação da ONA. “Estamos muito honrados com a conquista, significa uma diferenciação significativa com os demais serviços regionais”, diz.

Carlos Jader Feldman sócio-diretor da Sidi Medicina por Imagem

A liderança da FEHOSUL ao projeto também é motivo de destaque para o sócio-diretor. “A FEHOSUL, com mais esta iniciativa, torna-se uma parceria importante na qualificação dos seus associados”, ressalta.

Hilton Roese Mancio (superintendente executivo do Tacchini Sistema de Saúde)

A conquista da Acreditação é motivo de orgulho para o Hospital São Roque (HSR), de Carlos Barbosa, instituição que faz parte do Tacchini Sistema de Saúde. De acordo com o superintendente executivo, a participação no programa Qualis-RS foi fundamental para tornar realidade a certificação.

“A iniciativa da FEHOSUL, criando o projeto Qualis-RS tornou possível, para uma instituição do porte do Hospital São Roque, situado numa cidade de 27 mil habitantes, ter acesso à tecnologia de acreditação, que, de outra forma, não seria possível”, afirma.

Hilton_QualisRS

Mancio aponta que, para o HSR, participar do Ciclo 1 do Qualis-RS representou um salto de gestão. “Criou uma motivação interna com sentimento de orgulho das equipes pela conquista, que compreendem a relevância do processo de acreditação em benefício da assistência ao paciente”, explica.

O superintendente executivo ressalta que a instituição passou por uma grande transformação, após a entrada no programa Qualis-RS. “Todo o hospital foi transformado pelo processo. Desde o pente fino das questões legais e estruturais, foram muitos os investimentos estruturais;  foram feitas revisões de processos, como por exemplo, a implementação do protocolo de cirurgia segura; compreensão das pessoas do seu papel no cuidado do paciente: hoje, se perguntado a uma higienizadora qual é a sua contribuição para o paciente, seguramente dirá que é auxiliar no controle da infecção hospitalar”, avalia.

Marcelo Ribeiro, diretor clínico da Clínica Kozma

A cidade de Passo Fundo passou a contar, desde 2018, com duas novas instituições acreditadas: a matriz e a filial, no Hospital São Vicente de Paulo, da Clínica Kozma, como destaca o diretor clínico.

“A participação de duas unidades da Kozma no Ciclo 1 do Qualis-RS reflete o compromisso da nossa organização com a busca incessante pela excelência. A adesão ao Projeto foi recebida como um desafio por toda a nossa força de trabalho, incluindo gestores, colaboradores, terceiros, corpo técnico e médicos. O entusiasmo em se preparar para a acreditação ONA foi muito grande, pois sabíamos que todo esse trabalho conjunto poderia contribuir para um propósito realmente significativo e alinhado à filosofia empresarial, que é garantir segurança ao nosso cliente”, afirma.

A certificação conquistada foi um grande marco para Kozma, que permitiu traçar novos objetivos. “Passado quase um ano de grandes esforços e investimentos, tínhamos o sentimento de dever cumprido. Vencemos o desafio e a conquista da certificação representou o reconhecimento dessa preparação. O sucesso da participação da Clínica no primeiro ciclo nos levou a participar com outras duas unidades no Ciclo 2 do Qualis-RS”, salienta.

Marcelo Ribeiro Clínica Kozma

De acordo com o diretor clínico, a conquista da certificação ONA trouxe muitas melhorias na infraestrutura e nos processos assistenciais e gerenciais das instituições. Ribeiro aponta que, em especial, práticas voltadas para a segurança dos nossos pacientes foram adotadas, o que fortaleceu o foco no desenvolvimento da cultura de segurança. “Essas melhorias, inicialmente implementadas nas duas unidades certificadas, hoje são reproduzidas como nosso padrão corporativo. A participação no QUALIS também contribuiu para um engajamento ainda maior entre as nossas equipes, todas comprometidas com o alcance de um mesmo objetivo”, diz.

Adriana Wander (sócia-diretora) e Bárbara Schneider (coordenadora de Qualidade) da Hospitalar ATS

Há mais de 21 anos no mercado de atenção domiciliar, a Hospitalar ATS sempre teve o desejo de obter a Acreditação, que tornou-se realidade com a oportunidade de participar do Ciclo 1 do QUALIS- RS. “Era uma oportunidade ímpar de entrar em um projeto de construção, melhorias e ajustes dos nossos processos com o apoio e orientação da competente equipe técnica do QUALIS. A cada etapa do projeto (educação, diagnóstico organizacional, acompanhamento e avaliação), era nítido o amadurecimento da equipe e dos processos. Ao sermos acreditados, em agosto de 2018, passamos a ser reconhecidos pelo mercado pela qualidade e pelas boas práticas no atendimento seguro ao nosso paciente, o que sempre foi nossa maior missão”, comemora a coordenadora de Qualidade da ATS, Bárbara Schneider.

Adriana Wander sócia-diretora ATS

A sócia-diretora, Adriana Wander, frisa a importância de Iniciativas como o Qualis-RS, por proporcionar às empresas menores a oportunidade de conquistar a certificação com padrões internacionais de segurança, obtendo reconhecimento da qualidade dos seus serviços. O Qualis-RS é um diferencial no mercado atual. Diante do sucesso desse projeto em que fomos certificados como Acreditado Pleno, outra empresa do grupo, o La Fontana ATS – Clínica de Transição de Cuidado e Internação (Longa Permanência), também se inscreveu no Ciclo 2 do Qualis-RS”, afirma.

Como participar do QualisRS da FEHOSUL/AHRGS

O estabelecimento de saúde interessado em fazer parte do projeto QUALIS-RS deve ser filiado à FEHOSUL ou associado à Associação dos Hospitais do RS (AHRGS) – é necessário estar em dia com as Contribuições. As fichas de interesse devem ser solicitadas pelo email administrativo@fehosul.org.br, com Shirlei Gazave.

O Projeto QUALIS-RS tem um conjunto de características relevantes que contribuem para o seu sucesso, dentre elas: Corpo Técnico especializado; condições efetivas de implantação de desenvolvimento de práticas para ações de Segurança do Paciente; planejamento e implementação de planos e ações para a promoção das condições para a Acreditação – ONA; e participação de várias entidades e organismos locais no financiamento do Projeto, tornando-o mais acessível.

Presentes ao evento do QualisRS em Porto Alegre

Presentes ao evento do QualisRS em Porto Alegre

FEHOSUL inicia o primeiro ciclo do projeto QUALIS-RS

Alunos do Qualis-RS em Passo Fundo

Alunos do Qualis-RS em Passo Fundo

Em Passo Fundo, gestores conheceram mais sobre segurança do paciente e qualidade em saúde

Em Passo Fundo, gestores conheceram mais sobre segurança do paciente e qualidade em saúde

 

VEJA TAMBÉM

Diretrizes clínico-assistenciais são apresentadas no 10º Seminário PROADI-SUS

O Hospital Moinhos de Vento promoveu na quarta-feira (10), o 10º Seminário PROADI-SUS, realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do Hospital, em Porto Alegre. Nesta edição, foi apresentado o projeto Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS. O objetivo dos encontros é compartilhar informações sobre as iniciativas desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde,
ENTREVISTA

Hospital Ernesto Dornelles torna-se o 5º hospital gaúcho associado a ANAHP

Após a adesão do Hospital Ernesto Dornelles oficializada recentemente, a saúde gaúcha agora conta com cinco hospitais associados a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), entidade representativa dos principais hospitais privados de excelência do país. O Ernesto Dornelles é uma instituição privada, inaugurada em 1962. Conta atualmente com 312 leitos e 33 especialidades médicas. O Portal Setor Saúde conversou com

Hospital Moinhos de Vento promove em Brasília 2° Encontro Internacional do Projeto Paciente Seguro

A segunda edição do Encontro Internacional do Paciente Seguro, realizada na terça-feira (9), em Brasília, reuniu profissionais de saúde de todas as regiões do país para compartilhar experiências e conhecimento sobre segurança do paciente e qualificação do SUS. Realizado pela equipe do Projeto Paciente Seguro, com a coordenação do Hospital Moinhos de Vento, em parceria