Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Tecnologia e Inovação | 3 de junho de 2022

Roche Farma lança conteúdo sobre a relevância dos dados para a inovação na saúde

Por meio de resenhas e webinars, o projeto RWD Latam Initiative irá abordar como o uso de dados de vida real (RDW) e de geração de evidências de mundo real (RWE) contribuem para a gestão e sustentabilidade da saúde
Roche Farma lança conteúdo sobre a relevância dos dados para a inovação na saúde

Com o avanço do acesso às tecnologias, que permitem o monitoramento em tempo real de hábitos de vida e de condições de saúde, transformar os dados em informações é cada vez mais importante para prever cenários, avançar na criação de soluções, ampliar o acesso a inovações e trazer maior sustentabilidade aos sistemas de saúde. Atenta a esse panorama, e mantendo seu compromisso de apoiar o ecossistema de saúde, a Roche Farma anuncia o lançamento do RWD Latam Initiative, que a partir deste mês apresenta uma série de conteúdos e webinars que terão por objetivo traduzir aos sistemas de saúde da América Latina o que de fato representa a adoção de conceitos como Dados de Vida Real (Real World Data – RWD) e Evidências de Mundo Real (Real World Evidence – RWE) na tomada de decisão do setor.

Com uma programação variada, que discute desde as bases de dados existentes no SUS ao uso de wearables em nosso dia a dia, o RWD Latam Initiative visa conectar pessoas que trabalham por um sistema de saúde mais sustentável, adotando tecnologias que viabilizem a incorporação de dados de vida real da população aos processos de tomada de decisão em saúde. Durante o ano de 2022, o programa irá gerar conteúdo inovador e de base científica com uma comunicação objetiva que poderá ser acessada pela sociedade no site www.editaldastro.com. As resenhas serão seguidas de webinars de diálogo entre palestrantes e participantes, a partir dos temas programados.

Nos encontros, especialistas vão esmiuçar a aplicabilidade desses conceitos complementares. O RDW, por exemplo, retrata o estado e/ou cuidados de saúde que o indivíduo mantém e que podem ser gerados ou coletados em qualquer momento ao longo da jornada de cuidado – seja a partir de registros eletrônicos de saúde, bancos de dados administrativos, wearables ou aplicativos digitais. Esses tipos de bases extrapolam o ambiente de estudos clínicos tradicionais e se transformam no principal insumo para gerar o RWE, cada vez mais importante para indicar quais são os potenciais benefícios ou riscos da incorporação de determinadas tecnologias em saúde.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


“Na prática, além de revolucionar a forma como se avalia o implemento de novas tecnologias e medicamentos na rotina dos pacientes, esses formatos simbolizam um impacto positivo em celeridade e acesso à saúde, uma vez que é possível reduzir as limitações conhecidas de ambientes controlados de pesquisa”, diz Verônica Mata, Parceira de Avaliação de Tecnologias em Saúde na Roche.

O executivo reforça, ainda, que a oferta de iniciativas como o RWD Latam Initiative colabora para que a saúde possa ser discutida por todos e para que as soluções que atendam a jornada do paciente avancem em ritmo acelerado. “Estamos felizes em, novamente, atuarmos como catalisadores de debates, projetos e inovações no Brasil”, complementa Verônica. Neste debate, Silva também chama atenção para a criação de uma estratégia em nível global acerca da usabilidade de RWD e RDW, para que se estabeleçam processos de confiança e transparência sobre como essas evidências estão sendo coletadas e geradas em cada contexto de saúde.

O RWD Latam Initiative compõe a agenda do dASTRo, um programa da Roche que coordena um edital de apoio a projetos que impactam a capacidade de uso de dados de vida real existentes nas bases do Sistema Único de Saúde (SUS) para melhorar a capacidade de avaliação de tecnologias e de gestão do sistema público de saúde brasileiro. Para acompanhar as resenhas e webinars (sempre nas segundas quinzenas do mês), acesse: Link 

Temas programados para 2022

Maio 2022 – Uso de dados de vida real e geração de evidências de mundo real: o que representam na gestão do sistema de saúde?


Junho 2022 – Diretrizes sobre o uso de dados de vida real em avaliações de tecnologias em saúde


Julho 2022 – As bases de dados existentes no SUS e na saúde suplementar


Agosto 2022 – O uso de wearables como um instrumento para a geração de dados de vida real para a gestão da saúde populacional


Setembro 2022 – Desafios tecnológicos e organizacionais para a adoção de uma cultura do uso de dados de vida real em saúde


Outubro 2022 – O uso de evidências de vida real na prática clínica


Novembro 2022 – Iniciativas de projetos aplicados em andamento no Brasil

 

 



VEJA TAMBÉM