Gestão e Qualidade | 30 de dezembro de 2016

Reunião no Ipergs marca início dos estudos sobre diárias compactas

Na ocasião, entidades médicas comunicaram oficialmente saída das negociações com o IPE-Saúde
reuniao-no-ipergs-marca-inicio-dos-estudos-sobre-diarias-compactas

Ocorreu na tarde de 15 de dezembro, na sede do Ipergs, nova reunião do Grupo Paritário (GP) do IPE-Saúde, com a presença de representantes da Fehosul, Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (AHRGS), e da Federação das Santas Casas. Na ocasião, as entidades médicas (Simers, Cremers e Amrigs) comunicaram, oficialmente, o seu afastamento das reuniões do GP, até que se atinja uma solução para a defasagem da remuneração dos profissionais de medicina.

Diárias e taxas

O principal tema do encontro foi o estudo sobre diárias compactas, que visa simplificar a atual tabela de diárias e taxas, incorporando 180 itens que hoje são cobrados por uso. A direção médica do Ipergs, em conjunto com as federações, estabelecerá parâmetros e metodologia de consenso, que servirão como base para o estudo. Após esta etapa, simulações de parte a parte serão realizadas.

Em uma outra etapa, testes serão realizados dentro de um projeto piloto. A primeira reunião entre as equipes técnica de prestadores de serviços hospitalares e do IPE-Saúde, com esta finalidade, ocorrerá nos próximos dias.

A Fehosul informará aos seus representados sobre a evolução do processo, passo a passo, e fornecerá os dados técnicos para que cada instituição faça exercícios de simulação antes de uma eventual implantação.

Participaram da reunião, o diretor-executivo da Fehosul, Flávio Borges; o diretor da AHRGS, Alcides Pozzobon; o diretor de saúde do Ipergs, Alexandre Escobar; os dirigentes das Santas Casas, Ricardo Englert e Cassiano Macedo; e os integrantes do Grupo Técnico da Fehosul, Marizane da Silva (HDP), Cristiane Manfron e Tiago dos Santos (HSL/PUC),  Maria Morais (Dom João Becker – Gravataí) e Maria Cristina Brasil (HED).

VEJA TAMBÉM