Gestão e Qualidade | 30 de dezembro de 2016

Reunião no Ipergs marca início dos estudos sobre diárias compactas

Na ocasião, entidades médicas comunicaram oficialmente saída das negociações com o IPE-Saúde
reuniao-no-ipergs-marca-inicio-dos-estudos-sobre-diarias-compactas

Ocorreu na tarde de 15 de dezembro, na sede do Ipergs, nova reunião do Grupo Paritário (GP) do IPE-Saúde, com a presença de representantes da Fehosul, Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do RS (AHRGS), e da Federação das Santas Casas. Na ocasião, as entidades médicas (Simers, Cremers e Amrigs) comunicaram, oficialmente, o seu afastamento das reuniões do GP, até que se atinja uma solução para a defasagem da remuneração dos profissionais de medicina.

Diárias e taxas

O principal tema do encontro foi o estudo sobre diárias compactas, que visa simplificar a atual tabela de diárias e taxas, incorporando 180 itens que hoje são cobrados por uso. A direção médica do Ipergs, em conjunto com as federações, estabelecerá parâmetros e metodologia de consenso, que servirão como base para o estudo. Após esta etapa, simulações de parte a parte serão realizadas.

Em uma outra etapa, testes serão realizados dentro de um projeto piloto. A primeira reunião entre as equipes técnica de prestadores de serviços hospitalares e do IPE-Saúde, com esta finalidade, ocorrerá nos próximos dias.

A Fehosul informará aos seus representados sobre a evolução do processo, passo a passo, e fornecerá os dados técnicos para que cada instituição faça exercícios de simulação antes de uma eventual implantação.

Participaram da reunião, o diretor-executivo da Fehosul, Flávio Borges; o diretor da AHRGS, Alcides Pozzobon; o diretor de saúde do Ipergs, Alexandre Escobar; os dirigentes das Santas Casas, Ricardo Englert e Cassiano Macedo; e os integrantes do Grupo Técnico da Fehosul, Marizane da Silva (HDP), Cristiane Manfron e Tiago dos Santos (HSL/PUC),  Maria Morais (Dom João Becker – Gravataí) e Maria Cristina Brasil (HED).

VEJA TAMBÉM

Verde, amarelo e vermelho: hospital rotula alimentos e aumenta venda de produtos saudáveis

Um recente estudo divulgado no JAMA Network Open (produzido pela Associação Médica Americana), realizado por pesquisadores do Massachusetts General Hospital (MGH), localizado em Boston (EUA), mostrou que inserir rótulos nos produtos alimentares em um refeitório hospitalar pode auxiliar na educação alimentar dos funcionários. Os resultados demonstraram a redução de “calorias compradas” pelos colaboradores e o aumento da venda
MERCADO

Centro Clínico Gaúcho contrata dois novos executivos

A operadora de planos de saúde Centro Clínico Gaúcho (CCG) anunciou a contratação de dois novos executivos. Mauro Medeiros Borges assume a diretoria executiva de operações, e Fábio Bernal Rossetto, a diretoria executiva financeira. Borges é médico e tem experiência em gestão no mercado hospitalar e de planos de saúde. Rossetto é economista com pós-graduação e experiência em gestão empresarial,
SEMINÁRIOS DE GESTÃO

Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde com inscrições abertas

As inscrições para a terceira edição do Seminários de Gestão com o tema Inovação, Novas Tecnologias e Gestão Disruptiva em Saúde, já estão abertas. O evento ocorrerá no dia 2 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael (Av. Alberto Bins, 514 – Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições podem ser realizadas através deste link (inscrições realizadas até o dia 24/07, possuem desconto). Para a inscrição