Mundo | 7 de julho de 2014

Reprodução assistida supera média dos padrões internacionais

País registrou 52 mil transferências de embriões em 2013
Reprodução assistida supera média dos padrões internacionais

Dados do 7º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio), da Anvisa, mostram que ocorreram mais de 52 mil transferências de embriões em pacientes submetidas a técnicas de fertilização in vitro no Brasil em 2013.

As informações são oriundas de 93 bancos de células e tecidos germinativos (clínicas de reprodução assistida) do País. Foram registrados mais de 24 mil ciclos de fertilização in vitro. Igualmente expressivo é o número de embriões doados (5.131) para pesquisas com células-tronco embrionárias.

No ano passado, as clínicas de reprodução assistida congelaram 38.062 embriões, dos quais 66% estão em na região Sudeste; 14% na região Sul; 12% na região Nordeste; 7 % na região Centro-Oeste e 1% na região Norte.

O 7º relatório (veja a íntegra aqui) ainda revela que a taxa média de clivagem (divisão que dá origem ao embrião) nas clínicas brasileiras foi de 91%, enquanto a taxa de fertilização ficou em 74%. Os valores superam a média encontrada na literatura internacional, que indica 80% para clivagem e 65% a 75% para a fertilização.

VEJA TAMBÉM