Gestão e Qualidade | 16 de outubro de 2012

ANS autoriza reajuste de planos de saúde acima da inflação

Mesmo com todas as dificuldades de prestadores de serviços para negociar aumento com planos de saúde, operadoras conseguem reajustes superiores à inflação
Reajuste de planos de saúde superou a inflação nos últimos cinco anos

Médicos realizando paralisação por causa dos valores praticados pelos planos de saúde para as consultas médicas. Prestadores de serviços – hospitais, clínicas e laboratórios – em uma constante negociação com os planos de saúde para reajustar os preços dos atendimentos e serviços prestados para, no mínimo, cobrir os custos com as despesas. E, no final de tanta negociação, o reajuste das operadoras de saúde superou a inflação nos últimos cinco anos.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou, ao menos nos últimos cinco anos, reajustes para os planos de saúde individuais acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O reajuste de 7,93% passou a valer em maio deste ano e está acima dos 6,5% de inflação em 2011. No ano passado, a agência autorizou aumento de 7,69%, contra uma inflação de 5,91% em 2010.

Segundo a ANS, o cálculo do reajuste levou em consideração os seguintes itens: a variação da frequência de utilização de serviços, a incorporação de novas tecnologias e a variação dos custos de saúde. O reajuste da agência vale apenas para planos médico-hospitalares individuais contratados a partir de 1º de janeiro de 1999.

 

VEJA TAMBÉM