Gestão e Qualidade, Política | 14 de dezembro de 2018

Publicadas consultas públicas para os serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista

As propostas de atos normativos estão disponíveis no portal da Anvisa
Publicadas consultas públicas que abordam propostas para os serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista

A Anvisa publicou no Diário Oficial da União (D.O.U.) da quarta-feira (12/12) dez consultas públicas (CPs) que abordam as propostas de regulamentos dos serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista. Os interessados em contribuir terão o prazo de 90 dias, a partir do dia 19 de dezembro, para enviar comentários e sugestões ao texto da proposta de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC).

As consultas públicas têm como objetivo debater com os cidadãos, com entidades sociais e com representantes do setor regulado a atualização dos requisitos sanitários gerais para o funcionamento dos serviços de radiologia que tratam das condições específicas por tecnologia e que são utilizados para diagnóstico, tratamento e controle de doenças. Além disso, as CPs propõem a criação de uma legislação sanitária no país que agregue novas tecnologias, como a ressonância magnética nuclear e a ultrassonografia.

Como participar?

As propostas de atos normativos estão disponíveis na íntegra, no portal da Anvisa. As sugestões podem ser enviadas eletronicamente, a partir do próximo dia 19 dezembro até o dia 19 de março de 2019, por meio do preenchimento de um formulário específico para cada uma das consultas.

Confira a seguir o tema e o link de cada consulta pública.

RDC Geral

  • Requisitos sanitários para o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista – Consulta Pública 573/2018.

Instruções Normativas

Garantia da qualidade e da segurança de sistemas de fluoroscopia – Consulta Pública 574/2018.

Garantia da qualidade e da segurança de sistemas de mamografia – Consulta Pública 575/2018.

Garantia da qualidade e da segurança em sistemas de radiologia intervencionista – Consulta Pública 576/2018.

Garantia da qualidade e da segurança em sistemas de radiografia médica – Consulta Pública 577/2018.

Garantia da qualidade e da segurança em sistemas de tomografia computadorizada – Consulta Pública 578/2018.

Garantia da qualidade e da segurança em sistemas de radiologia odontológica extraoral – Consulta Pública 579/2018.

Garantia da qualidade e da segurança em sistemas de radiologia odontológica intraoral – Consulta Pública 580/2018.

Garantia da qualidade e da segurança em sistemas de ultrassom diagnóstico ou intervencionista – Consulta Pública 581/2018.

Garantia da qualidade e da segurança em sistemas de ressonância magnética nuclear – Consulta Pública 582/2018.

Informações

Em caso de limitação de acesso do cidadão a recursos informatizados, ou em casos de contribuições internacionais, serão permitidos o envio e o recebimento de sugestões por escrito, em meio físico, durante todo o prazo de consulta, que é de 90 dias.

A Anvisa poderá, conforme a necessidade e razões de conveniência e oportunidade, articular-se com órgãos e entidades envolvidos com o assunto, bem como aqueles que tenham manifestado interesse na matéria, para subsidiar posteriores discussões técnicas e a deliberação final da Diretoria Colegiada.

As contribuições recebidas são consideradas públicas e estarão disponíveis a qualquer interessado por meio de ferramentas contidas no formulário eletrônico, no menu “resultado”, inclusive durante o processo de consulta.

Radiologia

Hoje, no Brasil, a radiologia também é conhecida como diagnóstico por imagem. Trata-se de uma especialidade médica que estuda e investiga órgãos e estruturas, através da utilização dos raios-X, em conjunto com um processo de revelação.

Já a radiologia intervencionista é a área de atuação da medicina que abrange procedimentos médicos invasivos, realizados usualmente por meio de agulhas e/ou cateteres, nos quais o médico radiologista intervencionista (médico especializado em diagnóstico por imagem e intervenção) utiliza métodos de imagem para orientar o procedimento, não necessitando de cortes cirúrgicos ou câmeras de videocirurgia.

 

Com informações Anvisa

VEJA TAMBÉM

ACREDITAÇÃO

Oncoclínica Porto Alegre recebe certificação internacional da Joint Commission (JCI) 

A Oncoclínica Porto Alegre foi certificada pela Joint Commission International (JCI) em reconhecimento ao compromisso contínuo da instituição com padrões internacionais de referência em segurança e qualidade. Segundo a instituição de saúde, esta é a primeira clínica do Rio Grande do Sul a receber esta certificação no Programa de Assistência Ambulatorial. O selo da JCI reconhece que a
Mudanças no mercado

UnitedHealth reestrutura operações no Brasil e substitui presidente da AMIL

aa De acordo com informações do grupo norte-americano UnitedHealth Group (UHG), dona da Amil, o médico pediatra José Carlos Magalhães assume como CEO da companhia em substituição a Claudio Lottenberg, que estava no cargo desde 2016.   Magalhães também acumulará o cargo de CEO do Americas Serviços Médicos, braço hospitalar do grupo,  de acordo com nota oficial divulgada
Serra gaúcha

Casa de Repouso Elisa Tramontina em Carlos Barbosa implanta serviço de reabilitação a idosos

A Casa de Repouso Elisa Tramontina (CRET) integrante do Tacchini Sistema de Saúde, está oferecendo à comunidade regional um serviço diferenciado na área de fisioterapia, tendo como público-alvo idosos que tiveram algum trauma ou passaram por procedimentos cirúrgicos e que precisam de reabilitação, principalmente na região do quadril e/ou joelho. O trabalho é realizado por uma equipe