Geral | 30 de maio de 2013

Projeto assistencial trata cardiopatia congênita

Fundação Sol leva exames eletrocardiográficos gratuitos a estudantes de oito a 10 anos
Fundacao Sol 1

A Fundação Sol, iniciativa liderada pelo médico Belmonte J. Marroni e por Amélia Mari Passos da Silva, se dedica a atividades assistenciais há 12 anos em Porto Alegre. O novo projeto, Valente Coração, é focado na saúde infantil e levará a crianças de oito a 10 anos, exames eletrocardiográficos (ECG) com o objetivo de tratar a cardiopatia congênita.

A doença, uma anormalidade da estrutura ou função do coração, é a segunda maior causa de mortalidade infantil, totalizando cerca de 10% dos óbitos nessa faixa etária. No Brasil, cerca de 19 mil crianças nascem por ano com esse problema. Visando combater as mortes súbitas na segunda infância, o projeto Valente Coração fará mil exames de ECG gratuitamente entre crianças matriculadas no ensino fundamental em escolas públicas da Capital.

Fundacao Sol 3

Como explica a dirigente da entidade Amélia Mari Passos da Silva, “a idealização do projeto teve início em janeiro, então partimos para a elaboração, compra do material e planejamento. A parte prática iniciou nesta quinta-feira (23). Primeiramente serão quatro escolas, com mil crianças atendidas”. As instituições escolhidas – todas estaduais – já são parceiras da Fundação Sol em outras ações. As escolas são: Danilo Zaffari,Carlos Fagundes de Mello,Osvaldo Vergara e Professor Olintho de Oliveira.

As instituições de ensino receberão a equipe para a realização do exame de ECG em repouso. Todo material necessário será de responsabilidade da Fundação Sol, enquanto a coordenação da escola terá que definir, juntamente com pais ou responsáveis, as datas mais adequadas. Todo o procedimento ocorre com o devido consentimento dos responsáveis dos jovens. O trabalho do Valente Coração ocorre durante dois turnos (manhã e tarde) e cada jovem é examinado por cerca de 10 minutos. “Por se tratar de crianças, temos que ter paciência e cuidado nas explicações individuais”, ressalta  Amélia.

A interpretação dos exames será realizada por cardiologistas que ficarão à disposição da família através do site da Nuclimagem. Para isso, será preciso fazer um cadastro individual.

Ao ser detectado algum problema no exame, os pais serão informados e a fundação dará todo o suporte para exames mais detalhados. Nos procedimentos necessários, eles também serão acompanhados. “Esperamos, no caminhar do projeto, que juntem-se a nós mais parceiros da área da saúde, para formarmos um exérito para a prevenção e tratamento de doenças”, explicitou a dirigente.

Fundacao Sol 2

VEJA TAMBÉM