Mundo | 18 de dezembro de 2012

Praxair aumenta valor de gases medicinais

White Martins é subsidiária da empresa no Brasil
Praxair aumenta valor de gases medicinais
Mercados como EUA, Porto Rico e Canadá, atendidos pela empresa multinacional de gases Praxair já foram informados sobre aumentos importantes no valor de produtos ou serviços de saúde como nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono, taxas de instalação e encargos mensais (com aumento de até 15%), árgon e hidrogênio (podendo chegar a 20%) e hélio (até 30%). A aplicação da mudança na política de preços inicia no primeiro dia do mês de Janeiro de 2013.

Para o mercado da América do Sul, composto por países atendidos pela Praxair/White Martins que possui plantas na Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, não existem informações oficiais sobre o assunto. O Portal Setor Saúde está tentando contato com fontes da empresa no Brasil e com alguns hospitais para buscar informações sobre possíveis reflexos no mercado brasileiro.

A empresa é a maior fornecedora de gases industriais da América do Norte e do Sul, com faturamento de cerca de U$ 11 bilhões. A White Martins foi fundada em 1912, e nos anos 90 passou a ser controlada pela Praxair, expandindo negócios para a América do Sul.

Aumentos acima da inflação

Segundo nota da empresa, a elevação dos preços acima da inflação nestes três países se justifica em função dos constantes aumentos do custo de fornecimento e distribuição de energia; do valor da matéria prima, além de desequilíbrios entre a oferta e demanda destes mercados. Os aumentos serão aplicados individualmente, de acordo com os contratos individuais firmados com cada cliente. A inflação medida no ano de 2012 tem previsão de ficar abaixo dos 2% nos EUA e Canadá, e em torno de 3,6% em Porto Rico.

VEJA TAMBÉM