Política | 26 de março de 2018

Porto Alegre lança sistema de gerenciamento de internações

Hospitais também poderão utilizar o Gerint como uma ferramenta de gestão
Porto Alegre lança sistema de gerenciamento de internações

A prefeitura municipal de Porto Alegre lançou na sexta-feira, 23, o sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), que permitirá o acompanhamento dos leitos disponíveis em Porto Alegre em tempo real, além de fornecer a atualização das solicitações de internação em caráter de urgência ou eletivas. Pela primeira vez, a administração municipal terá o mapeamento integrado das internações hospitalares. O lançamento integra a programação de aniversário dos 246 anos da Capital.

A iniciativa integra o Sistema de Informações para o Complexo Regulador, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa). A plataforma web foi apresentada pelo coordenador do complexo regulador da SMS, Jorge Osório, para autoridades, representantes de hospitais e entidades da área da saúde.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior ressaltou que a administração municipal depende de mudanças importantes para transformar a realidade financeira e qualificar as entregas em áreas prioritárias para os cidadãos. “Que Porto Alegre seja cada vez mais inovadora e que possamos atender com qualidade ao interesse público e aos que mais precisam. No momento em que eles mais precisam”, disse parabenizando a equipe que trabalhou no projeto pela conquista da premiação do Instituto Smart City Business America. O Gerint foi selecionado como um dos vencedores do Prêmio InovaCidade 2018 e a premiação será realizada em São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, no dia 17 de abril.

A identificação dos gargalos dentro de cada especialidade foi outra aplicação do sistema destacada pelo secretário da Saúde, Erno Harzheim. De acordo com ele, os hospitais também poderão utilizar o Gerint como uma ferramenta de gestão. “Estamos trabalhando com estratégias sistêmicas e perenes para a resolução dos problemas de filas de espera nos hospitais. Para alcançar este objetivo, nada mais importante do que informações integradas, claras e transparentes”, afirmou.

Gerint

O Gerint pode ser acessado em qualquer local com conexão à Internet. É um sistema que permite, por exemplo, a identificação do paciente através do Cartão Nacional de Saúde, identificação das unidades de Saúde e dos profissionais solicitantes e executantes pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Cnes), além de permitir o compartilhamento de informações com os sistemas das unidades executantes e solicitantes. Outras funcionalidades do sistema se destacam pela importância na qualificação de processos regulatórios, como o compartilhamento das informações clínicas entre a unidade solicitante, a regulação e a unidade executante e também o controle das referências de múltiplas regiões de saúde, por tipo de serviço, unidade solicitante ou origem do paciente. A estimativa da SMS é de que até o final do primeiro semestre de 2018, todos os hospitais de Porto Alegre já estejam com os sistemas integrados.

Até o momento, os hospitais do Grupo Hospitalar Conceição e o todo o complexo da Santa Casa de Misericórdia já estão conectados ao Gerint.

com informações PMPA. Edição SS. Foto  Luciano Lanes / PMPA

VEJA TAMBÉM