Política, Tecnologia e Inovação | 13 de fevereiro de 2017

Porto Alegre lança serviço de telediagnóstico para consultas dermatológicas

Profissionais poderão fotografar lesões de pele para encaminhar a especialistas
Porto Alegre lança serviço de telediagnóstico para consultas dermatológicas

Os médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre passaram a contar no dia 9 com o DermatoNet, serviço de telediagnóstico para consultas dermatológicas. Por meio do aplicativo de celular, os profissionais poderão fotografar lesões de pele dos pacientes para encaminhar a dermatologistas. As fotos serão analisadas por especialistas que emitirão laudo de avaliação e orientação sobre o tratamento em até 72 horas. Caso seja necessária, é agendada uma consulta com dermatologista. Do contrário, o tratamento é indicado ainda na UBS. O projeto foi desenvolvido pelo TelessaúdeRS, vinculado a Universidade Federal da Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior destacou o compromisso assumido pelo governo de dar prioridade à saúde, qualificando os serviços e dando transparência a todas as ações. Ele explicou que a ferramenta DermatoNet é o primeiro passo para agilizar o atendimento e reduzir filas, e que deve ser ampliado a outras especialidades. “O que nós queremos é que as pessoas sejam atendidas com mais agilidade e qualidade e reduzindo as filas, para que todos tenham o seu problema de saúde resolvido o mais rápido possível”, afirmou.

Ele acrescentou que a Atenção Primária tem que ser mais resolutiva e eficaz naqueles casos que podem ser resolvidos na primeira consulta. “O paciente que vai até uma unidade de saúde deve sair dali com um diagnóstico e com um exame clínico mais preciso e a indicação de tratamento. Ou, caso seja necessário o encaminhamento, tenha prioridade para a consulta com o especialista e para os exames que hoje podem demorar até um ano, um ano meio para serem realizados, reduzindo esse tempo de espera”, concluiu o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Erno Harzheim salientou que “o DermatoNet busca aumentar a resolutividade dos médicos da Atenção Primária de Porto Alegre e agilizar o atendimento dessas pessoas, retirando imediatamente da fila casos que podem ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde e dando prioridade para os casos mais complexos que exigem avaliação mais rápida”.

Já o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e a prefeitura da Capital. “Mais da metade dos estabelecimentos e profissionais de saúde do RS estão em Porto Alegre, que é a capital brasileira com maior concentração de recursos do setor. Como o principal problema da saúde é a dificuldade de acesso aos serviços do SUS, a parceria aqui demonstrada pelo aplicativo DermatoNet vai representar diminuição da fila de espera para consultas com dermatologistas e maior rapidez para o início do tratamento”, comentou João Gabbardo. Ele salientou que a parceria da SES/RS com o Telessaúde vem desde o início da gestão, em 2015. Na época, o projeto era coordenado pelo atual secretário da Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim.

Com informações PMPA. Foto: Joel Vargas/PMPA. Edição SS.

VEJA TAMBÉM