Mundo | 21 de janeiro de 2018

Pfizer anuncia que não dará continuidade às pesquisas por novos medicamentos para Alzheimer

Anuncio foi feito no sábado, dia 20
Pfizer anuncia que não dará continuidade às pesquisas para Alzheimer

A Pfizer está eliminando a sua frente de pesquisas destinada a encontrar novos medicamentos para o tratamento das doenças de Alzheimer e Parkinson. O anúncio foi feito no sábado, dia 20 de janeiro. A empresa farmacêutica espera eliminar 300 linhas de pesquisa em neurociências, de acordo com declaração publicada pela Reuters.

“ Este é um movimento para realocar gastos em nosso portfólio, para que possamos nos concentrar nas áreas em que nossa expertise e experiência científicas são mais fortes”, disse a empresa.

A Pfizer investiu fortemente na pesquisa para Parkinson e Alzheimer nos últimos anos e junto com outras farmacêuticas, como a GlaxoSmithKline e Eli Lilly, faz parte do Dementia Discovery Fund, um fundo de capital de risco lançado em 2015 pela indústria do setor e por grupos governamentais que procuram novos tratamentos para a doença de Alzheimer.

Por outro lado, alguns dos investimentos anteriores da Pfizer também resultaram em decepção. Em 2012, a Pfizer em parceria com Johnson & Johnson, já havia desistido em promover novos estudos com o medicamento bapineuzumab, após resultados mostrarem que pacientes com a doença de Alzheimer não tiveram melhoras na segunda fase da pesquisa clínica.

A empresa disse que lançará um novo fundo para investir em projetos de pesquisa de neurociências. É esperado que a Pfizer faça uma apresentação mais detalhada de seus planos na segunda-feira, 22 de janeiro, na conferência de saúde da consultoria JP Morgan em São Francisco (EUA), um dos principais eventos globais para investidores de saúde.

VEJA TAMBÉM

Estudo indica contaminação dos cilindros de oxigênio por superbactérias em ambulâncias

Os cilindros de oxigênio de ambulância provavelmente carregam a bactéria resistente a antibiótico Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA, na sigla em inglês). É o que sugere um estudo realizado nos Estados Unidos, apontando para a necessidade de desinfecção regular destes equipamentos médicos. Pesquisadores testaram cilindros de oxigênio transportados em ambulâncias do serviço de socorro médico norte-americano (Emergency Medical
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

GSK e a Pfizer anunciam joint venture na área produtos “sem prescrição”

As gigantes da indústria farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) e a Pfizer estão unindo suas divisões de produtos “sem prescrição” ou produtos de consumo – conhecidos como Consumer Healthcare -, como analgésicos e vitaminas, com vendas combinadas de cerca de 12,7 bilhões de dólares. A empresa britânica GSK terá 68% da joint venture, que reunirá marcas como Sensodyne, Voltaren

Estados Unidos aprovam novo antibiótico para a diarreia do viajante

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), aprovou o novo antibiótico Aemcolo (do grupo de antibióticos rifamicina, produzida pela Cosmo Technologies), para tratar adultos com diarreia dos viajantes causada por cepas não invasivas da bactéria Escherichia coli (E. coli), e não complicadas por febre ou sangue nas fezes. Este é o primeiro