Gestão e Qualidade | 4 de novembro de 2016

ONA conquista a certificação internacional da ISQua

Reconhecimento é dado às melhores acreditadoras de saúde mundiais
ona-conquista-a-certificacao-internacional-da-isqua

A Organização Nacional de Acreditação (ONA), líder de mercado nacional, com mais de 90% de acreditações hospitalares no país, recebeu a mais alta honraria para acreditadoras em saúde: o reconhecimento da ISQua (Sociedade Internacional para a Qualidade do Cuidado em Saúde, na sigla em inglês). Parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde), a ISQua é a única instituição global que certifica mundialmente organizações acreditadoras. O certificado internacional da ONA foi homologado no último dia 15 de outubro, em Tóquio, e apresentado oficialmente pela ONA no dia 27, em jantar que reuniu os órgãos diretivos, a equipe da  entidade e seus convidados em São Paulo.

Ser uma organização reconhecida pela ISQua atesta que a ONA está entre as melhores acreditadoras mundiais, mesmo em comparação a países desenvolvidos. Desde 2013, o manual da ONA já era certificado pela entidade. “Esse é o fruto de muito trabalho e dedicação. Hoje podemos dizer que, além do nosso manual, a própria ONA é reconhecida internacionalmente”, destacou na ocasião o presidente da ONA, Dr. Arlindo de Almeida, ex-presidente da ABRAMGE, uma das instituições fundadoras da ONA.

Em seu discurso durante o jantar, ele também citou as demais conquistas da organização, como as mais de 500 organizações atualmente certificadas e o número de alunos que concluíram os cursos online do ONA Educare, que chegaram a mais de mil até outubro. “Entre elas [certificações], temos muito orgulho das primeiras acreditações odontológicas, concedidas em junho. Vale ressaltar que elas são clínicas odontológicas públicas, no Nordeste, o que mostra que estamos cumprindo a nossa missão: melhorar a qualidade da assistência à saúde em todo o país. ”

Imersão na ONA

Para receber a certificação da ISQua, avaliadores internacionais fizeram uma imersão na ONA e avaliaram a organização a partir de 8 padrões:  governança, gestão estratégica, operacional e financeira, gestão de risco e melhoria de performance, gestão de pessoas, gestão da informação, gestão de avaliações, pesquisa e gestão de clientes e certificados de acreditação.

“Quem conheceu a ONA há alguns anos se surpreende. Saímos de uma equipe com quatro profissionais para dezenove membros, todos trabalhando em prol do fortalecimento da acreditação no Brasil. Criar uma equipe forte e comprometida é um trabalho árduo e hoje temos colaboradores que estão alinhados e são muito importantes para o desenvolvimento dos nossos propósitos. Eles são os principais responsáveis por estarmos aqui hoje comemorando, e merecem nossas palmas”, destacou Dr. Arlindo de Almeida, em seu pronunciamento.

Nova sede

“Hoje estamos em um escritório na região da Avenida Paulista, em um espaço pronto para atender ao aumento da demanda por acreditação, eventos e cursos”, completou o presidente da ONA.

Governança

“Há 1 mês iniciamos um novo modelo de governança, o conselho de administração assumiu os cargos de diretoria atendendo a requisitos legais para entidades sem fins lucrativos, tendo eu assumido o cargo de Diretor Geral e o Dr. Claudio Allgayer compondo a Diretoria”, declarou o presidente da ONA.

Ao final do discurso, Arlindo de Almeida lembrou o abnegado trabalho do ex-presidente Luiz Plínio Morais de Toledo, já falecido. “Esperamos que nosso grande amigo, de 30 anos de convivência, idealizador e fundador da ONA, o saudoso Dr. Luiz Plínio Morais de Toledo, esteja muito feliz com as conquistas, que seus sonhos estejam sendo realizados, e seu legado sempre engrandecido! ”, finalizou.

O médico Cláudio José Allgayer, vice-presidente e membro representante da Confederação Nacional da Saúde (CNS), desde a fundação da entidade em 1999, esteve presente na cerimônia. “Comemoramos, na oportunidade, com os dirigentes, colaboradores e convidados da ONA, uma conquista singular que nos coloca definitivamente no panorama internacional da segurança do paciente e da qualidade em saúde, justamente no período em que procedemos a avanços no modelo de governança, alinhado às melhores práticas do setor, com um Conselho de Administração qualificado e atuante”, ressaltou Allgayer.

Sobre a ONA

A ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. É reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Com 17 anos de atuação e mais de 500 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal acreditadora de saúde do país.

Seus manuais são específicos para nove diferentes tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

É constituída pelas seguintes entidades, representativas dos segmentos de operadoras de planos de saúde e de prestadores de serviços de saúde e seus respectivos conselheiros, com mandato até 2018:

ABRAMGE (Associação Brasileira de  Medicina de Grupo) – Dr Arlindo de Almeida

CMB (Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos) – Dr. José Luiz Spigolon

CNS (Confederação Nacional da Saúde) – Dr. Cláudio José Allgayer

FBH (Federação Brasileira de Hospitais) – Dr. Ivo Garcia do Nascimento

FENASAUDE (Federação Nacional de Saúde Suplementar) – Dr. Sandro Leal Alves

SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas) – Dr. Paulo Aparecido Brandão Pinto

UNIDAS (União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde) – Dr. André Lourenço Corrocher

UNIMED – Dr. José Augusto Ferreira

VEJA TAMBÉM