OC sobreViver apoia a paciente após a fase mais intensa do tratamento
Programa da Oncoclínicas Porto Alegre é voltado a mulheres que tiveram diagnóstico de câncer de mama.
O cuidado integral é um dos princípios da Oncoclínicas&Co, envolvendo desde a fase de descoberta da doença até o pós-tratamento. Com este olhar acolhedor, criou-se o programa OC sobreViver, idealizado para complementar a jornada do paciente com diagnóstico de câncer que tenha finalizado a etapa mais intensiva, seja quimioterapia, cirurgia ou radioterapia
“O propósito é abordar as necessidades e as demandas dessa fase de acompanhamento”, afirma a oncologista Laura Von Wallwitz Freitas, integrante da equipe do projeto iniciado em Porto Alegre, em 2022. “Já acompanhamos dezenas de casos, buscando complementar o cuidado das mulheres que receberam o diagnóstico do câncer de mama”, acrescenta.
Na Oncoclínicas RS, o OC sobreViver é oferecido na unidade Moinhos de Vento e há planos para ampliar a abrangência de pacientes com outros tipos de câncer, além de mama. A oncologista detalha que após encerrarem a parte mais intensa do tratamento, as mulheres recebem o convite para participarem do programa. São oferecidas consultas médicas gratuitas para avaliação individual e reuniões do grupo de suporte, incluindo psicóloga, nutricionista e enfermagem, entre outras, para discussão das principais questões enfrentadas nessa nova fase.
Em Porto Alegre, há uma equipe de referência para as mais diversas áreas como ginecologista, sexólogo, fisioterapeuta, dentista e neurologista para acompanhar e auxiliar na retomada das rotinas. São dadas também orientações sobre um novo estilo de vida, o que inclui qualidade na alimentação, prática de atividade física e apoio psicológico para a nova realidade, prevenindo, assim, o surgimento de outras neoplasias.
Inspiração
A proposta do programa OC sobreViver foi inspirada em uma experiência de sucesso do Dana Faber Cancer Institute, em Boston (EUA), a fim de possibilitar uma atenção além dos aspectos orgânicos da paciente e acolher também suas demandas psicossociais. O objetivo é buscar uma visão holística da vida de quem teve câncer, cuidando da saúde, orientando sobre perda de peso, ajudando no combate a hábitos nocivos (como o tabagismo) e, quando for o caso, colaborando na reinserção no mercado de trabalho em virtude de sequelas que possam exigir uma nova atividade.
Oncoclínicas&Co
A Oncoclínicas&Co. – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 143 unidades em 38 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas&Co traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 635 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer.
A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. Além disso, a Oncoclínicas passou a integrar a carteira do IDIVERSA, índice recém lançado pela B3, a bolsa de valores do Brasil, que destaca o desempenho de empresas comprometidas com a diversidade de gênero e raça.