Estatísticas e Análises | 15 de fevereiro de 2016

O que acontece com o corpo de quem para de fumar

Reações começam em 20 minutos e ocorrem até 15 anos depois do ultimo cigarro
O que acontece com o corpo de quem para de fumar

O processo pelo qual o corpo passa depois de parar de fumar – desde os primeiros 20 minutos até 15 anos após o último cigarro – foi revelado em um trabalho realizado pela CVS Health, uma das maiores empresas de saúde do mundo, com mais de sete mil farmácias nos EUA e dezenas de filiais no Brasil.

Entre 2006 e 2015, o índice de fumantes caiu de 15,6% para 10,8% entre a população brasileira, segundo dados (divulgados em maio de 2015) da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, serviço ligado ao Ministério da Saúde. A capital com o maior percentual de fumantes é Porto Alegre, com 16,4%, e a com menor índice é São Luís, com 5,5%. Uma pesquisa australiana, publicada no ano passado, também mostrou que um em cada três fumantes morrerá por causa desse vício.(http://setorsaude.com.br/dois-em-cada-tres-fumantes-morrera-por-causa-do-cigarro/)

De acordo com o levantamento da CVS Health, cerca de 20 a 30 minutos depois da última tragada, a pressão arterial e a pulsação já começaram a cair, e o monóxido de carbono no sangue vai começar a reduzir depois de apenas oito horas. Depois de dois dias, a pessoa começa a sentir melhora no olfato e no paladar. Cinco anos sem um cigarro vai reduzir pela metade o risco de doença cardíaca, bem como os riscos de diversos tipos de câncer (como o de boca, garganta, esôfago e bexiga).

LEIA MAIS

A batalha mundial entre governos e a indústria do cigarro (http://setorsaude.com.br/a-batalha-mundial-entre-governos-e-a-industria-do-cigarro/)

Aumento de impostos em cigarros é o meio mais eficaz para combater o tabagismo (http://setorsaude.com.br/aumento-de-impostos-em-cigarros-e-o-meio-mais-eficaz-para-combater-o-tabagismo/)

Tabaco e cinema: uma relação perigosa há 60 anos

(http://setorsaude.com.br/tabaco-e-cinema-uma-relacao-perigosa-ha-60-anos/)

Uma década e meia depois de apagar o último cigarro, o risco de morte do ex-fumante estará quase igual ao de um não-fumante. Da mesma forma, esses 15 anos livre do cigarro faz com que o risco de câncer de pulmão, pâncreas e doenças cardíacas esteja igual ao de alguém que nunca fumou.

COMO O CORPO REAGE DEPOIS DE ÚLTIMO CIGARRO

Fonte: CVS Health

 

20-30 minutos

Pressão arterial e pulsação diminuem. Mãos e pés começam a esquentar.

8 horas

O nível de monóxido de carbono no sangue diminui, enquanto o de oxigênio aumenta.

48 horas

Aumenta a sensibilidade olfativa e degustativa.

72 horas

Os brônquios ficam mais relaxados.

2 semanas a 3 meses

A circulação sanguínea, a função pulmonar e a resistência física estão aprimoradas.

1-9 meses

Diminuição de tosse e congestão nasal. Os pulmões estão mais aptos a eliminar muco, impurezas e reduzir infecções. A energia, de forma geral, está elevada.

1 ano

Risco de problemas cardíacos diminuem pela metade (em comparação a um fumante).

5 anos

O risco de sofrer um AVC é o mesmo de alguém que nunca fumou. O risco de câncer de boca, garganta, esôfago e bexiga cai pela metade.

10 anos

Risco de câncer de pulmão é 50% menor do que o de um fumante. O risco de desenvolver câncer no pâncreas é praticamente o mesmo de um não-fumante.

15 anos

Riscos de um ataque cardíaco é semelhante ao de um não-fumante. O risco de morte é praticamente igual ao de um não-fumante.

VEJA TAMBÉM