Nutrição: entenda a rotina dos profissionais no ambiente hospitalar
Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo conta com mais de 200 integrantes na equipe especializada da áreaO Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo é referência para o atendimento de mais de 2 milhões de habitantes. Para que seja oferecido um serviço de qualidade, com excelência, ética e humanização, a Instituição integra diferentes áreas da saúde. No Serviço de Nutrição, mais de 200 pessoas são responsáveis por prover soluções em assistência nutricional individualizada, alimentação e nutrição, de forma sustentável, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. No Dia Nacional da Saúde e Nutrição, comemorado em 31 de março, a Nutricionista Coordenadora de Nutrição da Unidade Teixeira Soares, Natasha Rodegheri, responde algumas perguntas:
Como é estruturado o Serviço de Nutrição do HSVP?
Na Unidade Teixeira Soares, nossa equipe é formada por mais de 200 pessoas que atuam em três unidades da área: alimentação, nutrição clínica e nutrição materno-infantil. Contamos com a colaboração de copeiras, técnicos em nutrição, cozinheiros, auxiliares, açougueiros, padeiros, confeiteiros, secretárias, estagiários e lideranças destas equipes. No entanto, trabalhamos coletivamente para que o serviço ocorra conforme o planejado, envolvendo desde a equipe assistencial até a equipe administrativa.
Em quais áreas do Hospital a equipe atua?
Diariamente, na Unidade Teixeira Soares do HSVP são preparadas e fornecidas quase três mil refeições, para funcionários, médicos e pacientes. Também realizamos, por mês, cerca de 200 atendimentos ambulatoriais na oncologia e 90 atendimentos nutricionais no serviço de terapia de substituição renal.
Os profissionais da Nutrição estão envolvidos no processo de aquisição dos gêneros alimentícios, na produção e distribuição de refeições e fórmulas infantis, com a terapia nutricional e na assistência nutricional aos pacientes internados e ambulatoriais. Inclusive, temos um lactário onde são produzidos os “mamás” para os bebês e crianças hospitalizadas.
Qual a importância da nutrição em um cenário de assistência à saúde?
A alimentação e nutrição têm papéis fundamentais para a saúde das pessoas. A alimentação associada a outros hábitos saudáveis ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, câncer, obesidade, entre outras. Quando já existe o diagnóstico, elas conseguem auxiliar na melhoria da qualidade de vida do paciente.
Infelizmente, a maioria da população tem uma rotina diária corrida e com pouco tempo para cuidar da alimentação. Por isso, é importante o planejamento das refeições, como deixar frutas e vegetais previamente lavados e organizar lanches com antecedência.
Qual o principal desafio de atender diferentes dietas diariamente?
Dentro da Instituição temos a prescrição de diferentes dietas, de acordo com o diagnóstico médico e nutricional dos pacientes. A dieta hospitalar precisa atender as necessidades nutricionais específicas, ser adequada para a realização de determinados exames, além de atender as diferentes culturas alimentares. Para isso, a nossa equipe organiza cardápios específicos, produz e distribui as refeições para os diferentes públicos que atendemos. Acredito que, tanto a nível hospitalar quanto domiciliar, temos um desafio de conscientizar a todos quanto a importância da adesão de novos hábitos alimentares e boas rotinas de vida. Neste sentido, recomendamos a procura de um nutricionista sempre que existir dificuldade na hora de fazer escolhas mais saudáveis e adequadas às necessidades alimentares.
Produção: Flávia Dias/Comunicação HSVP. Foto: Divulgação HSVP. Edição SS.