Política | 23 de outubro de 2015

Novo diretor de saúde do Ipergs assumiu cargo no dia 22

Médico Alexandre Escobar tem experiência em gestão e auditoria de saúde
Novo diretor de saúde do Ipergs assumiu no dia 22

Em solenidade realizada na sede do Instituto de Previdência do Estado (Ipergs), no dia 22, quinta-feira, o médico Alexandre Escobar assumiu oficialmente o cargo de Diretor de Saúde da autarquia estadual. A Fehosul e a Ahrgs estiveram  presentes, representados pelo presidente, médico Cláudio Allgayer, o diretor executivo, médico Flávio Borges e o assessor, administrador Alcides Pozzobon.

“ É um grande desafio que tenho certeza que será administrado da melhor forma. Desejo muito sucesso nesta nova e importante jornada”, comentou o médico Antônio de Pádua, que se despediu do cargo que ocupou durante os últimos 4 anos.

O novo diretor, médico Alexandre Escobar, iniciou seu pronunciamento agradecendo à Pádua pelo trabalho realizado e pelo legado que deixa ao Ipergs, assim como a competente e dedicada equipe da área. “Mesmo reconhecendo os riscos desta empreitada, eu não poderia recusá-la. Afinal, na carreira de um médico servidor público dedicado à gestão, não há convite mais instigante do que este: dirigir o IPE-Saúde. É, sem dúvida, um momento ímpar em minha vida, uma oportunidade de atuar em prol do servidor público gaúcho, influenciando diretamente a assistência à sua saúde e de seus familiares”, destacou. Ele finalizou completando que os desafios do Instituto vêm sendo enfrentados diuturnamente pela Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Grupo Paritário e servidores e que é a este grupo que oferece unir os seus esforços como Diretor de Saúde.

O Secretário Estadual dos Transportes, representando o Governo do Estado, Pedro Westphalen, que também é médico, destacou a valiosa missão que Escobar assume a partir de hoje. “Parabéns pela coragem e determinação de ter aceitado o convite. Com toda a certeza, o Ipe-Saúde está em boas mãos”, completou.

Já o presidente da Fehosul desejou sorte a Alexandre Escobar, e agradeceu o esforço de Antônio de Pádua na busca pelo entendimento com os prestadores. “Antônio de Pádua se mostrou aberto e transparente, sempre disposto a dialogar e a negociar com os prestadores. Em nome da Fehosul e de seus sindicatos filiados, agradeço a dedicação e o profissionalismo de Antônio de Pádua, e desejo sorte em seus próximos desafios”. Sobre Escobar, Allgayer defendeu a continuidade do diálogo e a disposição da Fehosul em ser uma parceira efetiva na busca por uma relação justa entre prestadores e o Ipergs. “Conte conosco para ser um parceiro ativo no objetivo de unir forças, e assim, possibilitar o fortalecimento da oferta de serviços de qualidade para os beneficiários do Ipe-Saúde”, defendeu Allgayer.

Posse_Escobar

O Presidente do Instituto, José Parode, ressaltou o trabalho importante feito por Pádua, principalmente neste processo de transformação do Ipe-Saúde. Ele acredita que o novo diretor dará continuidade ao que já está sendo feito e reiterou que ele assume em um grande momento para o Estado. “Estamos empenhados em qualificar o sistema e garantir um serviço ainda mais eficiente para todos os nossos beneficiários e também para a rede credenciada”, acrescentou. Também estiveram presentes no evento representantes do Ministério Público do RS, Conselho Deliberativo do IPERGS, Procuradoria Geral do Estado, CAGE, Sindipe, Fessergs, União Gaúcha, Cremers, Simers, Amrigs, Sindihospa, diretoria e servidores do IPERGS.

Sobre Alexandre Escobar

Médico Especialista em Cirurgia Geral pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Desde 1998, ano do credenciamento junto ao IPE, dedicado a cirurgias digestivas e da parede abdominal, integrando o Corpo Clínico dos seguintes hospitais: Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Municipal de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), neste último tendo desempenhado as seguintes funções relacionadas à Gestão Pública: Coordenador Médico do Colegiado de Gestão da Emergência, Responsável Técnico do Serviço de Cirurgia Ambulatorial, Médico Regulador, Socorrista e Responsável Técnico do SAMU de Porto Alegre. Especialização no MBA Auditoria em Saúde (IAHCS). Médico Cooperado da UNIMED Porto Alegre também desde 1998, atuando em atividades relacionadas à sua Gestão como Médico Auditor, Assessor Médico do Núcleo Estratégico Operacional – NEO e, após a conclusão do MBA Gestão de Negócios em Saúde pela Fundação UNIMED em 2014, Coordenador Médico do SOS UNIMED Emergências Médicas; Capitão Médico integrante do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde da Brigada Militar desde 2007, com participação direta na Gestão de Serviços do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre, atuando como Chefe do Bloco cirúrgico, do Pronto Atendimento, do Ambulatório e da Formação Sanitária Regimental (FSR); Médico Perito da CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, de 2006 a 2007; Perito Médico-Legista do Instituto Geral de Perícias do RS, de 2003 a 2007; Médico responsável pelo Laboratório de Motilidade Digestiva da FUGAST – Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia, de 2000 a 2006.

Parode_Escobar

José Parode e Alexandre Escobar, presidente e novo diretor de saúde do Ipergs, respectivamente

VEJA TAMBÉM