Mundo | 4 de março de 2013

Novo catéter para infartos cardíacos

Dispositivo será apresentado em evento de cardiologia, em São Francisco
Novo catéter para infartos cardíacos

Será apresentado em São Francisco, na Exposição Científica do American College of Cardiology, entre os dias 9 e 11 de março, os resultados de um ano de experiências com o catéter Self-Apposing Stentys. O simpósio também servirá para anunciar oficialmente a aprovação do produto por parte da FDA (The Food and Drug Administration).

A empresa Stenty’s criou o primeiro catéter “Self-Apposing” (auto-ajustável, em tradução livre), que busca evitar infartos agudos do miocárdio. O produto se encaixa no contorno de um vaso sanguíneo, se dilata e encolhe de acordo com o tamanho do coágulo, facilitando a adaptação.

Em um ano de experiência, foram mil pacientes tratados, e os dados serão mostrados em palestras conduzidas pela Fundação de Medicina Cardiovascular de San Diego (EUA); Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdã (HOL); e Hospital Mount Sinai (EUA).

O “Estudo sobre Aposição III”, um dos trabalhos a serem apresentados, abrange 50 hospitais europeus com relação ao desempenho a longo prazo dos Stentys em casos em que há risco de morte cardíaca. As pesquisas mostraram que a taxa de mortalidade de pacientes com catéteres convencionais foi de 3,9%, enquanto com o Stentys, foi de apenas 1,7%. Já o Estudo Aposição V, outro estudo, é um ensaio clínico que avalia a segurança e eficácia do catéter no tratamento de lesões estenóticas em artérias coronárias.

 

VEJA TAMBÉM