Gestão e Qualidade | 20 de outubro de 2022

Nova Emergência SUS da Santa Casa de Porto Alegre é inaugurada

Área é a primeira a ser inaugurada dentro do projeto do Hospital Nora Teixeira, que terá um total de 15 andares
Nova Emergência SUS da Santa Casa de Porto Alegre é inaugurada

O Rio Grande do Sul ganhou uma nova e moderna emergência SUS nesta quarta-feira, 19 de outubro, data em que a SANTA CASA DE PORTO ALEGRE completou 219 anos. A estrutura faz parte do novo HOSPITAL NORA TEIXEIRA, que tem previsão de entrega de todas as suas áreas para 2023. O evento de inauguração contou com a presença de autoridades, direção e colaboradores do Complexo Santa Casa, diretores e trabalhadores da CONSTRUTORA TEDESCO, assim como famílias que realizaram doações para a concretização do projeto do Nora Teixeira.

A nova emergência da Santa Casa tem área total de 2.325 m² e está localizada no térreo do Hospital, ao lado da antiga estrutura. A área foi pensada para entregar atendimento individualizado, humanizado, confortável e seguro para pacientes e profissionais.

A emergência passa dos atuais 13 de leitos fixos na sala de observação para 28 (três de isolamento, todos com boxes individuais). A área conta ainda com dois postos de enfermagem, 18 posições de medicação (antes eram 12); maior número de salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para eletrocardiografia; três salas de estabilização clínica (salas vermelhas); centro de diagnóstico por imagem dedicado à Emergência, com tomografia, raio-x e ecografias; unidade de AVC.

EMERGENCIA-SUS-HOSPITAL-NORA-TEIXEIRA-IMAGEM

Espaço e tecnologias

Ana Paula Aerts, coordenadora médica das emergências da Santa Casa, reforça que a área trará benefícios para pacientes e profissionais de saúde. “ É uma área absolutamente ampla, com tecnologias de ponta, com espaços individualizados, pensados na qualidade assistencial do atendimento dos nossos pacientes”, comemorou.

Um dos destaques é um moderno sistema de dispensação de medicamentos, que garante o controle e a entrega do medicamento correto na dosagem certa para o paciente indicado. O seu funcionamento é detalhado pela supervisora de enfermagem da Santa Casa, Nicheller Araujo Bitencourt.

Carla Vanin, diretora médica do Hospital Santa Clara (Santa Casa), explica que a nova emergência possui um dos modelos mais avançados de transporte de exames disponíveis atualmente. Segundo Vanin, o equipamento irá melhorar o tempo de envio e, consequentemente, de resposta dos exames solicitados pelos profissionais da saúde. É possível, por exemplo, gerar fluxos de prioridade e ganhar tempo precioso para obter os resultados das análises.

Estrutura SUS com qualidade superior

Conforme Jader Pires, diretor administrativo da Santa Casa, as demais áreas da estrutura do Hospital Nora Teixeira estão em fase de finalização. Ele lembra que os setores destinados ao atendimento de pacientes da saúde suplementar e privada do Hospital Nora Teixeira serão fundamentais para garantir a sustentabilidade da Santa Casa. A previsão é de que a nova unidade hospitalar do Complexo esteja operando 100% até o primeiro semestre do próximo ano.

Nora Teixeira, Alexandre Grendene e demais doadores

O projeto foi viabilizado por doações de famílias, empresas, organizações privadas e pelo governo estadual. O “start” do movimento teve a doação de R$ 80 milhões do casal Alexandre Grendene e Nora Teixeira.

Com falas emocionadas, o casal destacou o papel importante desempenhado pela Santa Casa, principalmente em relação ao atendimento dos mais necessitados.

Ambos fizeram questão de agradecer a direção e os colaboradores da Santa Casa, pela entrega e dedicação diária prestada ao próximo. E dedicaram espaço para homenagear os demais doadores que se juntaram ao movimento, assim como todos os envolvidos no projeto.

Agradecimentos e o olhar para o futuro

Em sua fala, o diretor-geral da Santa Casa, Julio Matos apresentou dados que demonstram o déficit anual com o atendimento SUS para a instituição. Ele detalhou como se deu o início das conversas com o casal Nora Teixeira e Alexandre Grendene, com o intuito de pensar em uma solução que garantisse a perenização da instituição que mais atende pacientes SUS no Estado.

O diretor igualmente agradeceu aos doadores que iniciaram e incentivaram outras pessoas a doarem. Matos anunciou que a “Praça da Saúde”, que estará integrada ao Hospital, se chamará Alexandre Grendene Bartelle.

Conforme o provedor da Santa Casa, Alfredo Englert, “mesmo diante das adversidades dos últimos tempos, mantivemos a convicção de olhar para o futuro, tendo sempre o bem-estar das pessoas no centro das decisões. ”

O engenheiro Volker Schmidt, diretor vice-presidente da TEDESCO, construtora responsável pela obra, falou da importância da entrega. Para ele, a estrutura da emergência é um marco para o atendimento de pacientes SUS, principalmente pela qualidade das instalações. Ele também destacou a parceria com a Santa Casa, já que este é o segundo grande projeto desenvolvido para a instituição hospitalar.

Resumo e quadro comparativo  

Ampliação do espaço de atendimento para 2.325 m², espaço quatro vezes maior do que o anterior.


Aumento de leitos fixos na Sala de Observação com boxes individuais, de 13 para 28 (sendo três de isolamento).


Três salas de estabilização clínica.


Unidade de AVC.

EMERGENCIA-SUS-HOSPITAL-NORA-TEIXEIRA-IMAGEM-SAUDE

Criação de 2 Postos de Enfermagem na Sala de Observação, garantindo um atendimento mais ágil ao paciente.


Ampliação do número de posições de medicação, passando de 12 para 18 poltronas, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes.


Ampliação do número de salas de acolhimento e consultórios, sendo uma sala específica para Eletrocardiografia.


Criação de um Centro de Diagnóstico por Imagem dedicado à Emergência, com tomografia, raio-X e ecografias.

EMERGENCIA-SUS-HOSPITAL-NORA-TEIXEIRA

nora teixeira fotos emergencia1

nora teixeira fotos emergencia2

Fotos: Vinicios Sparremberger (Santa Casa) e Portal Setor Saúde.

 

 

 

 



VEJA TAMBÉM