Gestão e Qualidade | 10 de janeiro de 2023

“Nossa meta é oferecer nossa linha de cuidados para todos os Estados brasileiros” projeta CEO do Grupo Oncoclínicas

Dr. Bruno Ferrari é o 11º entrevistado da série especial do Setor Saúde
Nossa meta é oferecer nossa linha de cuidados para todos os Estados brasileiros projeta CEO do Grupo Oncoclínicas

Com significativas conquistas em 2022, a Oncoclínicas não vem medindo esforços para ampliar a sua abrangência. A meta, segundo o CEO e fundador, Bruno Ferrari, é oferecer a linha de cuidados do Grupo em todo o território brasileiro. “Queremos continuar avançando na expansão territorial da Oncoclínicas. Nossa meta é oferecer nossa linha de cuidados para todos os Estados brasileiros. Um dos nossos objetivos é ter 10 cancers centers em operação espalhados pelo Brasil nos próximos anos, em locais estrategicamente escolhidos para que todos os pacientes tenham acesso ao melhor tratamento, com maior chance de cura ou ter mais qualidade de vida”, afirma. Ferrari é o 11º entrevistado da série especial que apresenta a análise de lideranças de operadoras e hospitais sobre o setor da saúde.

Ferrari avalia o ano de 2022, considerado extremamente positivo e, ao mesmo tempo, desafiador. Ele cita as conquistas e aquisições/fusões mais relevantes e analisa dados positivos do balanço de resultados do terceiro trimestre de 2022, como crescimento orgânico, receita líquida e Ebtida – que no período deu um salto de 122% na comparação com o mesmo trimestre de 2021. Ele apresenta ainda as projeções para 2023, ano em que o Grupo pretende seguir investindo na expansão e na tríade inovação, tecnologia e conhecimento, assim como em parcerias ou aquisições estratégicas, inclusive a nível internacional, como ocorreu em 2022 com a aquisição de parte da empresa espanhola Medsir, o que tem gerado maior participação da Oncoclínicas em ensaios clínicos mundiais. O executivo cita ainda movimentos da organização relacionados ao planejamento estratégico e fala sobre as diretrizes estipuladas para o ciclo 2023. Sobre tendências em oncologia, Ferrari diz que ao iniciar os primeiros tratamentos com terapias alvo como o Car T no Brasil, o Grupo caminha para se tornar um player de vanguarda em termos de medicina de precisão e terapia celular. No final da entrevista, o CEO destaca que a Oncoclínicas também tem trabalhado para enfrentar as ineficiências (desperdícios) no setor. Neste tema em específico, ele cita resultado importante alcançado pelo Grupo, otimizando e controlando custos. Confira a entrevista completa.

2022: Conquistas e desafios

“Para nós, o ano de 2022 foi extremamente positivo e, ao mesmo tempo, desafiador. Do lado das conquistas, conseguimos avançar fortemente amparados por um modelo inovador de gestão baseado na eficiência, qualidade e experiência de 12 anos no mercado brasileiro de saúde. Destaco os passos mais importantes que demos nesse sentido. Concluímos a aquisição da rede Unity, que agregou 35 novas clínicas ao Grupo. Buscamos aumentar nossa participação no mercado de saúde da Bahia – considerado o polo do setor na região Nordeste – com a integração do Grupo CAM, do Itaigara Day Hospital e Núcleo da Mama, de Salvador, ao nosso guarda-chuva. Ainda na região, trouxemos o Cemise, de Sergipe, para fazer parte da Oncoclínicas”, destaca Ferrari,

“Na região Sudeste, um dos movimentos mais importantes que fizemos foi a criação de uma joint venture com a Unimed Nacional para a construção de um novo cancer center na cidade de São Paulo, com investimentos na ordem de R$ 300 milhões. A ideia é que suas operações tenham início em 36 meses e a Unimed terá 25% de participação societária nesse novo empreendimento, que integra nossa estratégia de levar um atendimento de alta complexidade para os quatro cantos do país. ”

“Ainda nessa linha de joint venture, nós fizemos um acordo com a Porto Serviços, empresa voltada para o oferecimento de serviços de cuidado oncológico integral às vidas atendidas pela Porto Seguro. O acordo ainda está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e, nele, a Oncoclínicas terá 60% de participação e a Porto, 40%”, completa.

O setor de saúde internacional também fez parte das iniciativas do Grupo. “Nós também mantivemos nosso olhar voltado para o mercado internacional, em busca de avançar as nossas pesquisas científicas para encontrar novos caminhos para a cura do câncer. Em 2022, investimentos 5,7 milhões de euros na compra de 49% da participação societária da Medsir (Medica Scientia Innovation Research), instituição espanhola independente de pesquisa clínica oncológica e ensaios clínicos internacionais que vai ajudar a fortalecer nossas competências em genômica e medicina de precisão. ”

Em relação aos desafios, a Oncoclínicas soube trabalhar com as dificuldades e dar ritmo consistente ao seu plano de expansão, sem abdicar dos resultados. “E, do lado dos desafios, destaco que tudo isso foi alcançado tendo como base um cenário econômico brasileiro bastante instável, com taxas de juros nas alturas, inflação batendo na porta dos brasileiros, crescimento da atividade econômica desacelerado e o próprio avanço do câncer no país. ”

“Mesmo assim, conseguimos navegar bem nesse mar mais revolto, obtendo números que apontam nossa solidez e resiliência. No balanço de resultados do terceiro trimestre de 2022, alguns dados mostram isso, tais como um crescimento orgânico médio anual de 20% obtido nos últimos anos, uma receita líquida 71% maior nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, sendo que 29% desse montante foi de crescimento orgânico. Nosso Ebtida no período deu um salto de 122% na comparação com o mesmo trimestre de 2021, somando R$ 193 milhões e um lucro líquido obtido de R$ 57 milhões (para saber mais sobre os resultados do balanço, acesse este link). ”

“A Oncoclínicas termina 2022 sendo a maior prestadora de serviços no mercado de oncologia clínica privada não apenas do Brasil, mas da América Latina, tendo 131 unidades localizadas em 35 cidades brasileiras, marcando presença nas cinco regiões do país, com mais de 2.800 médicos em nosso corpo clínico. Hoje detemos 10% de market share do mercado e temos uma atuação agressiva, com mais de 458 mil tratamentos realizados nos últimos 12 meses (dados do balanço do 3T22) e contabilizamos mais de 1,4 milhão de atendimentos por ano. ”

“Encerramos o ano com a sensação de dever cumprido e preparados para o próximo ano, sempre tendo em mente a busca pelo tratamento cada vez mais humanizado e alternativas para barrar a velocidade de crescimento dessa doença que mais mata pessoas no mundo inteiro”, comemora.

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Otimismo, resiliência e os principais investimentos previstos para 2023

“Após um 2022 excelente, começamos 2023 com otimismo e resiliência – os desafios macroeconômicos do país permanecem ao longo do próximo ano, aumentos na taxa de juros diante do cenário de inflação ainda em avanço”, analisa Ferrari.

“Isso faz parte da trilha que traçamos desde agosto de 2021, quando fizemos nosso IPO na Bolsa, com uma movimentação de R$ 2,7 bilhões, o que nos permitiu investir fortemente em crescimento, por meio de M&As, e orgânico, com a expansão das nossas operações. ”

“Nossa ideia é continuar avançando nos caminhos que seguimos no ano anterior, reforçando nossa missão de democratizar o tratamento oncológico de qualidade no Brasil, oferecendo cuidado integral e acolhimento por meio de um sistema completo de atendimento que envolve clínicas ambulatoriais integradas a cancers centers focados em tratamento de alta complexidade”, projeta.

A capilaridade é objetivo essencial do Grupo, conforme o CEO. “Queremos continuar avançando na expansão territorial da Oncoclínicas. Nossa meta é oferecer nossa linha de cuidados para todos os Estados brasileiros. Um dos nossos objetivos é ter 10 cancers centers em operação espalhados pelo Brasil nos próximos anos, em locais estrategicamente escolhidos para que todos os pacientes tenham acesso ao melhor tratamento, com maior chance de cura ou ter mais qualidade de vida. Atualmente, já temos seis operando (nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia), além da construção já em andamento do cancer center na capital São Paulo, o que mostra que nosso objetivo não será difícil de ser alcançado. ”

“Em relação às unidades de atendimento – hoje são 131 em 35 cidades brasileiras – a intenção é somar cada vez mais um número maior de clínicas para facilitar e democratizar o acesso aos tratamentos. ”

“Nós também vamos manter os olhos e investimentos voltados para a tríade inovação, tecnologia e conhecimento, pois queremos liderar o tratamento oncológico no Brasil, com esforços voltados para avançar a atuação dos nossos laboratórios de genética, evoluir a medicina de precisão, a participação da inteligência artificial no desenvolvimento de novas soluções em tratamento, além de reforçar a atuação de nossos centros de pesquisa e educação médica. ”

“Um importante exemplo disso é a oncologia de precisão, no qual somos referência, focada no progresso das pesquisas em genômica para oferecer um tratamento cada vez mais personalizado para o câncer. Nosso laboratório de medicina de precisão, OC Precision Medicine, tem um escopo de projetos inovadores que já estão sendo estudados pelos nossos cientistas e pesquisadores. Esse trabalho já tem nossa atenção há algum tempo, tanto que em 2019 compramos a empresa norte-americana, Boston Lighthouse Innovation (BLI), especializada em análise genômica por meio de bioinformática, que foi um passo importante para trazer robustez às nossas pesquisas na área. ”

“E, por fim, também vale destacar nossos outros movimentos e projetos no mercado internacional, que ganham corpo graças à parceria estratégica que temos com o Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos. Além disso, estamos trabalhando em projetos colaborativos, como o banco de tumores com o Weizmann Institute of Science, de Israel”, anuncia.

Oncoclínicas promove ciclo sobre preservação da fertilidade em pacientes oncológicas

Pilares ESG, Agenda 2030, Hospitais Verdes e Saudáveis, selos Pró-Ética e Women on Board

“O Grupo Oncoclínicas sempre teve um olhar voltado para as questões sociais, mas passamos a olhar os pilares ESG com mais atenção, integrando nosso planejamento estratégico com foco não somente no futuro, mas sim para o presente. Como instituição médica, nós trabalhamos exaustivamente para proporcionar o cuidado mais adequado para as pessoas e passamos a levar isso também para ações ligadas às iniciativas sociais e educacionais, além de atingir a excelência em governança. ”

“Continuamos fortes com o nosso propósito de colaborar para o desenvolvimento da medicina e do acesso a serviços e informações sobre saúde no Brasil. Nessa linha, estamos comprometidos com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que estabelece 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para erradicar a pobreza, além de promover uma vida digna para todos. ”

“Com isso, passamos a fazer parte da rede global Hospitais Verdes e Saudáveis, que promove a saúde pública, reduzindo os impactos ambientais e eliminando sua contribuição para a carga de doenças. Para nós, isso foi uma importante conquista”, completa.

“Em governança, somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção desde 2018, o que reforça nosso compromisso em favor da integridade no ambiente dos negócios. Também fomos agraciados com o selo Pró-Ética, nos biênios 2018-2019 e 2020-2021, que destacou nossos esforços na implementação de medidas de promoção da ética e também contra a corrupção. ”

“Na área de Diversidade, estamos trabalhando pela equidade de gênero em nosso board. Neste ano, isso foi reconhecido pelo mercado, ao recebermos o selo WOB (Women on Board), concedido para organizações que contam com, ao menos, duas mulheres nos conselhos consultivos e de administração. Isso é resultado das nossas práticas de excelência em governança corporativa e pretendemos avançar ainda mais com uma agenda consistente em 2023”, garante Ferrari.

Diretrizes estratégicas para o ciclo 2023: crescimento orgânico e expandir a rentabilidade

“No que diz respeito à gestão do negócio, vamos dar continuidade ao crescimento orgânico dos últimos anos, além de buscar expandir a rentabilidade da companhia. Para isso, vamos dar continuidade aos investimentos em nossas linhas de cuidados, que têm como base um corpo clínico e equipes multidisciplinares qualificadas, indicadores de qualidade assistencial para garantir o melhor cuidado e experiência, e não menos importante, monitoramento contínuo de eficiência em gestão para assegurar o desfecho clínico adequado e eficiência operacional aos nossos parceiros. ”

O modelo de gestão adotado busca manter a melhoria contínua dos processos. Um dos indicadores que ajudam a atestar a excelência é o indicador de satisfação do cliente, o NPS. “Um dos resultados que comprovam nosso modelo de gestão é a melhora contínua de nossos indicadores. Por exemplo, o nosso NPS [Net Promoter Score] está acima da média do mercado de 93, o que mostra que a excelência está presente em tudo o que fazemos. ”

“Também temos trabalhado para tornar a Oncoclínicas uma empresa atrativa para novos médicos. Investimos em formação e atualizações, cujo pilar integra nosso eixo estratégico. ”

“Outra frente importante para a Oncoclínicas em 2023 é seu envolvimento cada vez maior com os ensaios clínicos internacionais. Passamos a participar de mais projetos globais por meio da Medsir”, explica.

Oferecer um solução no tratamento oncológico que visa reduzir o custo e melhorar a experiência 

Ferrari destaca que “2023 trará novos desafios, e isso estimula nosso foco em oferecer uma solução no tratamento oncológico que visa reduzir o custo tanto para as operadoras de saúde, que lidam com um alto índice de sinistralidade, quanto para a melhoria contínua da experiência de nossos pacientes e médicos. ”

“Seguiremos, da mesma forma, dando força para nossos pilares de atuação – acolhimento e inovação no tratamento oncológico – além da atenção integral e personalizada, com um olhar voltado para o indivíduo e suas necessidades. Vamos continuar apoiando o desenvolvimento de novas alternativas terapêuticas como uma importante evolução no cuidado ao paciente, com olhar para o estímulo à prevenção, diagnóstico precoce e, apoio da medicina genômica para tomada de decisão. ”

“Esses são alguns dos fatores que impactam consideravelmente na redução dos custos para a saúde suplementar e, acima de tudo, trazem benefícios reais aos pacientes com câncer”, entende.


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Tendências e inovações: medicina de precisão e terapia celular

“A oncologia está se tornando cada vez mais uma especialidade pautada por práticas individualizadas graças aos avanços da medicina de precisão e da terapia celular. E nós estamos assumindo a vanguarda nisso, ao investir em um laboratório voltado para medicina de precisão e iniciando os primeiros tratamentos com terapias alvo como o Car T, em nível nacional. ”

“Em paralelo a isso, o número de pacientes com câncer não para de crescer. A tendência é que a doença ganhe cada vez mais força. Segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de surgimento de novos casos para o triênio 2023-2025 avançou de 625 mil para 705 mil ao ano. O câncer vai ser uma doença que irá atingir uma a cada três pessoas no médio e longo prazo”, estima Ferrari.

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“Isso significa que todos nós teremos alguém na família ou algum amigo enfrentando a doença. Por isso, nós acreditamos na importância do diagnóstico precoce do câncer, para que seja possível torná-la cada vez mais tratável e curável. E não esquecemos da questão da prevenção, que a Oncoclínicas também olha com cuidado, por meio da disseminação de um grande volume de informações por diversos canais, para que elas atinjam um número cada vez maior de pessoas”, analisa.

“Com um cenário de progressão do câncer, as empresas que atuam no setor de saúde precisam estar preparadas para isso, pois um contingente amplo de brasileiros e população global em geral irá precisar de acesso a tratamentos oncológicos na próxima década”, alerta.

Ajudar a eliminar as ineficiências do setor

Para o CEO da Oncoclínicas, “as organizações de saúde precisam de otimização e custo-efetividade, oferecendo a melhor qualidade, segurança e melhores desfechos, sem deixar de garantir a melhor eficiência às operadoras e seguradoras. Trabalhamos para ajudar a eliminar as ineficiências do setor, otimizando melhor e controlando o custo dos pacientes como um todo. Nosso ticket médio hoje é 60% menor em relação a algumas empresas do setor, justamente por reduzir esses desperdícios. ”

“Olhamos com muita atenção o cenário do câncer no Brasil e no mundo. Acreditamos que todo o ecossistema de saúde precise considerar a integralidade da jornada do paciente, desde o diagnóstico até o seu desfecho e fase pós aguda. Manter o paciente no centro de tudo é o que pauta nossas iniciativas e decisões, é o que nos move para alcançar sempre o melhor tanto nas frentes de cuidado clínico em nossas unidades como no ecossistema de governança corporativa da companhia”, finaliza Ferrari.

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FOTOS: Cláudio Gatti

Série Especial

Pelo quinto ano consecutivo, o portal Setor Saúde apresenta a série especial de entrevistas com executivos da saúde do Rio Grande do Sul. Neste ano, as matérias serão publicadas a partir do dia 27 de dezembro. Acompanhe as nossas redes sociais (facebooktwitterlinkedin) para ficar atualizado sobre as publicações ou acesse www.setorsaude.com.br.


 



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