Tecnologia e Inovação | 3 de outubro de 2022

NEC apresenta no Brasil solução de Inteligência Artificial para triagem de retinopatia diabética

O sistema de saúde britânico, NHS, que já utiliza a solução há cerca de cinco anos, consegue analisar a retina de 75% dos diabéticos no país, bem como na Irlanda e na Nova Zelândia
NEC apresenta no Brasil solução de Inteligência Artificial para triagem de retinopatia diabética

NEC conta com um extenso portfólio composto por sistemas avançados, como é o caso do NEC OptoMize, que está sendo apresentado agora ao mercado brasileiro. A solução desenvolvida pela multinacional japonesa e que já é utilizada há mais de cinco anos pelo reconhecido sistema de saúde britânico, o National Health System (NHS), emprega a tecnologia de Inteligência Artificial para detectar a presença de retinopatia diabética e da maculopatia entre pacientes assintomáticos com diabetes.

Além de contar com ferramentas de manipulação e classificação de imagem de última geração, um dos grandes diferenciais do NEC Optomize é o fato dele utilizar o sistema de machine learning, que faz com que seja possível aumentar exponencialmente a capacidade de triagem automática, tendo em vista que compara as características das amostras colhidas e as guarda a cada exame. “Com esse tipo de tecnologia, conseguimos fazer com que o software ‘aprenda’ a cada sessão em que é utilizado e se aprimore constantemente”, comenta Cristiano Blanez, diretor de Inovação da NEC no Brasil.


PUBLICIDADE

Naxia-Layout-Hospital-SS


O executivo conta, ainda, que o NEC Optomize é um sistema altamente escalável, uma vez que se trata de um software hospedado na nuvem e que é compatível com a maioria dos equipamentos médicos utilizados para exames clínicos da visão. “O emprego dessa solução vem totalmente ao encontro das necessidades de países como o Brasil, onde as distâncias territoriais são grandes e, muitas vezes, não existem especialistas focados no tratamento da retinopatia diabética”, explica.

Além da finalidade de triagem da retina, a solução NEC OptoMize também funciona como uma plataforma responsável pela administração de todo processo efetuado pelas clínicas, desde a gestão das consultas até às interações com os pacientes. Por meio de uma interface funcional, que permite o gerenciamento de prontuários e dos demais dados envolvidos, é possível reduzir o trabalho manual e, assim, evitar erros.

Segundo Blanez, a automação avançada de gestão apresentada pelo produto reduz a possibilidade de falhas e melhora o atendimento. “O NEC OptoMize vem ajudando há anos o sistema de saúde na Inglaterra a detectar a retinopatia em pacientes diabéticos, com excelentes resultados, e também na jornada completa de tratamento. Trata-se de uma solução completa, com acesso 24 horas por dia, sete dias por semana, aos dados do tratamento, compondo um conjunto de relatórios integrados”, afirma o executivo.

O diretor de Inovação conta, ainda, que a companhia está trazendo a solução para o Brasil com o objetivo, a princípio, de apresentá-la ao mercado local, enquanto é realizado o processo de homologação no País.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Com uma trajetória de 53 anos no mercado brasileiro, a NEC é um dos fornecedores mais importantes do país em tecnologias voltadas às redes de comunicação e à segurança pública e cibernética, atendendo operadoras de telecomunicações, empresas e governos. A empresa detém expertise de décadas na implementação e na integração de projetos e soluções fim a fim, de grande complexidade. A empresa é subsidiária da NEC Corporation, grupo que tem mais de 120 anos de atuação e fornece globalmente “Soluções para a Sociedade”, que promovem a segurança, a proteção, a eficiência e a equidade da sociedade.

 



VEJA TAMBÉM