Medicamento para câncer de próstata ganha genérico inédito no Brasil
Tratamento deve ficar 35% mais barato
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou o registro do medicamento genérico do acetato de abiraterona. O medicamento é utilizado no tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático resistente a castração, em combinação com os medicamentos prednisona ou prednisolona.
A aprovação deve reduzir os custos do tratamento, já que os genéricos devem entrar no mercado com um valor pelo menos 35% menor que o valor do produto de referência, de acordo com a Lei dos Genéricos.
Até o momento, não havia genéricos do medicamento, que está no mercado com o nome comercial Zytiga, registrado pela empresa Janssen-Cilag Farmacêutica. O genérico foi registrado pela empresa Dr. Reddys Farmacêutica.
O acetato de abiraterona inibe seletivamente uma enzima necessária para a produção de androgênios (hormônios sexuais) pelos testículos, glândulas suprarrenais e tumores da próstata. Assim, diminui consideravelmente os níveis destes hormônios, os quais levam à progressão da doença.
Novembro Azul
O Novembro Azul é o mês internacional de conscientização sobre o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), ocorrem mais de 13 mil mortes por ano no país, ou uma a cada 40 minutos. No mundo, esse tipo é o que mais atinge os homens.
O exame de toque e o PSA (antígeno prostático específico) são essenciais para a detecção da doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), esses métodos são extremamente importantes porque, após o aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos já estão em fase avançada. Os exames são capazes de detectar o câncer antes do aparecimento dos sintomas.
Embora o câncer de próstata não possa ser prevenido, há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente, o que torna os exames periodicamente realizados a melhor maneira de prevenção contra a doença.
Com informações da Anvisa