Mãe de Deus oferece novo exame em Canoas
Colangiopancreatografia pode ser realizado pelo SUS
Um novo exame para o tratamento de doenças na vesícula biliar, nas vias biliares e no pâncreas foi incluído nos serviços do Hospital Universitário ULBRA / Mãe de Deus (HU). A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), que já era realizado na unidade do Hospital Mãe de Deus-Poa, é oferecido também no município de Canoas e pode ser feito pelo SUS.
A CPRE é realizada com a introdução, via oral, até a segunda porção duodenal, de um aparelho flexível com iluminação lateral, que permite a entrada de um catéter plástico pelo orifício de abertura desses canais (papila duodenal).
A tecnologia da unidade de endoscopia do HU e os processos empregados são semelhantes ao da unidade da Capital. As equipes médicas são formadas por dois médicos, um enfermeiro, um técnico em radiologia e um técnico de enfermagem. O gastroenterologista dr. Bruno Galperim é responsável pela área de Gastroenterologia dos hospitais Mãe de Deus e HU, e esclarece, em entrevista para o portal Setor Saúde algumas características do exame.
Setor Saúde – Podemos fazer alguma comparação entre a endoscopia tradicional e a CPRE?
Dr. Galperim – São métodos não comparáveis, pois tem funções distintas, mas a CPRE é um procedimento mais complexo, de maior risco. O endoscopista necessita de um treinamento adicional.
Setor Saúde – Quantos exames CPRE são realizados por mês pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus e qual a previsão de aumento com a unidade de canoas?
Dr. Galperim – Em media realizamos de 4 a 6 procedimentos/mês no HMD. Em Canoas poderemos ter esta produção dependendo da demanda.
Setor Saúde – Existe algum tipo de contra-indicação?
Dr. Galperim – É um procedimento de risco e tem indicações bem definidas.
Setor Saúde – Quanto tempo dura o exame, desde a preparação do paciente até ele receber alta?
Dr. Galperim – O procedimento em si dura em media uma hora e, se tudo correr bem, o paciente pode ter alta no dia seguinte. Mas temos que ter em mente que quem se submete a esse procedimento, em geral são pacientes já debilitados por sua doença de base.
Setor Saúde – Em que casos a CPRE é mais indicado?
Dr. Galperim – Em patologias da vesícula biliar, vias biliares e do pâncreas.