Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 25 de setembro de 2022

Liderança, inovação e tecnologias marcam 4ª Jornada de Hotelaria Hospitalar

Evento promovido pelo SINDIHOSPA aconteceu na sexta-feira (23), em Porto Alegre
Liderança, inovação e tecnologias marcam 4ª Jornada de Hotelaria Hospitalar

A boa liderança uniu diferentes temas discutidos por especialistas na 4ª Jornada de Hotelaria Hospitalar, realizada nesta sexta-feira (23), em Porto Alegre. Para os palestrantes, que atuam em instituições do Rio Grande do Sul e São Paulo, questões distintas como gestão de pessoas, ensino à distância, inovação e experiência do paciente exigem líderes qualificados — sem isso, não há engajamento para concretizar os objetivos da instituição.

A atividade, promovida pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), aconteceu ao longo do dia no prédio 50 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O presidente da entidade, Henri Chazan, abriu o encontro falando sobre a importância da jornada. “Estes momentos de troca de conhecimento, de experiências, são sempre relevantes para a qualificação dos serviços e a evolução permanente para o setor. O Sindicato se orgulha de ser parte dessa construção, por meio de seus 15 comitês técnicos, que promovem eventos como este”.


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A programação foi aberta com um painel sobre modalidades de capacitação à distância. O destaque foi a plataforma Educa, desenvolvida pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A ferramenta é utilizada para engajar seus líderes, disseminar conhecimento e levar as mensagens institucionais para mais perto dos colaboradores. “Não conseguimos avançar se o líder não acreditar na proposta, por isso, treinamos essas pessoas para engajar e aperfeiçoar a gestão”, enfatizou Roberta Almeida, gerente de negócios em ensino e pesquisa da instituição. A atividade teve também as presenças de Nilcilene Pinheiro Silva, do Hospital de Clínicas da Unicamp, de forma virtual, e de Márcia Favero, da Santa Casa.

Experiência do colaborador

A palestra “Gestão de Pessoas e Experiência do Colaborador” teve a palestra do gerente de Suporte Assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), Luiz Moreira. Ele contou a sua trajetória, na qual começou como recepcionista e hoje está em uma posição de liderança. “Uma das primeiras ações que tomei quando entrei na governança em 2017, à frente de um setor que tinha 200 pessoas — e que há anos apresentava resultados ruins— foi reunir todos e perguntar o que eles precisavam. Me surpreendi ao ouvir que era um desejo de bom dia e um pouco de respeito”, disse. O painel teve a mediação da enfermeira Elisabete Reinehr, da Associação dos Profissionais de Higienização e Lavanderia (APHILAV).

Fechando a manhã de atividades, o segmento “Liderança como condutora ao processo de acreditação” teve a presença de Seméia Corral, da consultoria em saúde e educação Corral & Associados. A discussão foi mediada por Romy Ungrad, do Hospital Moinhos de Vento.

À tarde, a jornada retornou com um debate sobre experiências de inovação e tecnologia na hotelaria hospitalar. Diana Jardim da Rocha, da Unimed Porto Alegre, falou de avanços em utilização nos hospitais gaúchos, enquanto Renata Giannini, da Associação Nacional de Empresas de Lavanderia, abordou os conhecimentos têxteis aplicados ao enxoval. Já Larissa Junckes, do projeto Inclusão Confecções, palestrou sobre o ESG no setor, enquanto Márcia Fávero, da Santa Casa, explicou o uso de tecnologia na gestão dos serviços. Danusa Malta da Silveira, do Hospital São Lucas, mediou o painel.

O evento teve continuidade com a palestra da coach Kátia Magni, que discutiu o protagonismo da liderança e a retenção de talentos, com mediação de Patricia de Souza, do Hospital de Clínicas. Por fim, Simone Brandão da Silveira, da SOBREXP, falou da experiência do paciente aplicada à área de hotelaria.

Foto: Olga Ferreira

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