Geral | 13 de junho de 2013

Jornada debate a saúde mental em Porto Alegre

Evento ocorre nos dias 21 e 22 de junho na AMRIGS
Jornada  debate a saúde mental em Porto Alegre

O Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (Celpcyro) promove, nos dias 21 e 22 de junho, no auditório da AMRIGS, a sua X Jornada cujo tema principal é “Ciclo da Vida: Transtornos mentais e do neurodesenvolvimento”.

A Jornada parte do princípio que os padrões de normalidade são questionados, e que não existe uma maneira adequada de viver, mas sim vários tipos de integrações. Durante os dois dias de evento, as palestras e debates buscarão contribuir para o melhor entendimento do ser humano e, mais especificamente, da relação entre médico e paciente.

Simultaneamente à programação da jornada, os interessados podem participar de dois cursos: Introdução ao Tratamento com Estimulação Magnética Transcraniana” (21 de junho, das 15h às 19h) e “Transtorno de Hiperatividade e Deficit de Atenção: diagnóstico e terapêuticas em adultos” (22 de junho, das 8h30 às 12h). As inscrições devem ser feitas em separado (veja aqui).

Às vésperas da X Jornada Celpcyro, o presidente do Centro de Estudos, Dr. Cláudio Meneghello Martins, Mestre em Psiquiatria, concedeu entrevista ao portal Setor Saúde, dando mais detalhes de sobre o evento.

 

Setor Saúde – Quem são os convidados destaques do evento?

Dr. Cláudio Meneghello Martins – A X Jornada Celpcyro sobre saúde mental trará, em 2013, cerca de 30 palestrantes de alto nível científico. Como se divide em painéis e conferências, destacaria o conferencista da Abertura, o Dr. Antonio Geraldo da Silva, médico psiquiatra e Presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que irá abordar o estigma da doença mental no ciclo da vida. Ou seja, como os pacientes, familiares, sociedade e os médicos lidam com o transtorno mental. A ABP vem desenvolvendo a campanha contra a psicofobia, (preconceito em relação a doença mental). Teremos também o ex-presidente da Associação Mundial de Psiquiatria, Dr. Jorge Alberto Costa e Silva, que diz ser astrônomo da mente. Aos 70 anos, ele é um dos mais renomados profissionais do país e do mundo. Vem para a Jornada falar sobre a ‘Medicina Personalizada  no Diagnóstico Psiquiátrico”. Também temos a “Conferência Cyro Martins”, com o Dr. José Manoel Bertolote, que atualmente é professor titular do Australian Institute for Suicide Research and Prevention (AISRAP) da Griffith University (Australia), professor voluntário do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, e Médico Perito (Psiquiatria) da Coordenadoria de Saúde do Trabalhador e Segurança Ambiental da UNESP. Dr. Bertolote lançou o livro O Suicídio e sua Prevenção e vem falar sobre o assunto.

Setor Saúde – Entre vários painéis importantes, qual o Sr. ressaltaria?

Dr. Cláudio Meneghello Martins – Teremos o Painel sobre Dependência Química: Como Enfrentá-la?, com especialistas de renome e experiência na área, abordando desde aspectos psicossociais quanto psicofarmacológicos. Será de grande valia para aprimorarmos o nosso arsenal de estratégias de enfrentamento da epidemia de drogadição.

Setor Saúde – Como se deu a escolha do tema central Ciclo da vida – transtornos mentais e do neurodesenvolvimento?

Dr. Cláudio Meneghello Martins – A ideia do tema surgiu como uma forma de entendimento dos transtornos numa linha de vida que passa pelos diversos ciclos: infância, adolescência, fase adulta e velhice. A busca pela compreensão do ser humano em suas necessidades biopsicossociais é constante e desafiadora. Em alguns aspectos do desenvolvimento, todas as pessoas têm similaridades, desde o desamparo do recém-nascido até os padrões adaptativos nas diversas etapas da vida. Apesar dos conhecimentos prévios, os profissionais da saúde estão em constante aprendizado para o enfrentamento das vicissitudes de seus pacientes. O melhor estudo da humanidade é o da unidade mente-corpo denominada homem, em suas circunstâncias de vida.

VEJA TAMBÉM