Mundo, Tecnologia e Inovação | 30 de janeiro de 2013

Japoneses criam tecidos renais a partir de células iPS

Pesquisadores acreditam que descoberta possa levar a avanços em transplantes
Japoneses criam tecidos renais a partir de células iPS

Pacientes que precisam de transplante renal podem ganhar uma nova esperança. A revista Nature Communications publicou na sua última edição o resultado do trabalho de uma equipe de cientistas japoneses que afirma ter criado tecidos renais, através de células-tronco pluripotentes induzidas (iPS).“É uma etapa muito importante, apesar ainda não sabermos se o simples fato de transplantar células regeneradas permitirá realmente curar doenças renais”, contou Kenji Osafune, professor associado da Universidade de Quioto, em matéria divulgada pela Agência France Express.

Os estudiosos mostraram que as células suprarrenais e as células da glândula de reprodução podem ser cultivadas com o mesmo método. Elas são criadas a partir de células adultas reduzidas a um estado quase embrionário, que geram novamente quatro genes (normalmente inativos nas células adultas) para que recuperem uma nova imaturidade e a capacidade de se diferenciarem em todos os tipos celulares em função do meio no qual se encontram, como explica Osafune.

Ainda de acordo com o professor, os experimentos foram bem sucedidos em 90% das tentativas de geração de tecidos de mesoderme. Ao contrário das células-tronco extraídas dos embriões humanos, as células de iPS não causaram polêmica ou problemas éticos a equipe. No Japão, onde o trabalho foi realizado, a pesquisa destas células é encarada como uma prioridade para o país.

VEJA TAMBÉM