Geral | 1 de março de 2013

Índice de dengue em Porto Alegre é de alto risco

Mais da metade dos bairros da Capital apresentaram infestação do mosquito transmissor
Reducao de 40 nos casos graves de dengue no Brasil

Porto Alegre vive sob a ameaça da dengue. O índice de infestação predial do mosquito transmissor é de 4,6%, valor considerado de alto risco pelo Ministério da Saúde. O relatório final do Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) feito entre 14 e 21 de janeiro pela Secretaria Municipal de Saúde revela um aumento de 2,7% em comparação ao mesmo período de 2012.

Foram visitados 12.647 imóveis em 82 bairros da Capital. Apenas 6,1% apresentaram baixo risco de contaminação (veja tabela dos bairros abaixo). O dado mais alarmante aponta para 48 bairros (58,5%) com índices superiores a 3,9%, considerados de alto risco. Só no primeiro mês do ano, o município teve 588 imóveis identificados com a presença do mosquito transmissor e 847 criadouros com larvas.

A Vigilância de Saúde municipal destaca a importância de manter a população envolvida no combate à dengue. A busca por focos da dengue ganhou uma ferramenta importante em 2013, uma vez que os 120 agentes utilizaram um sistema de registro chamado Dengue Report, que envia através do telefone celular as informações para o Controle Operacional da Dengue na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). De forma ágil, é possível fazer um acompanhamento online do aumento ou diminuição dos casos.

O portal Setor Saúde, em matéria veiculada no dia 23 de fevereiro , já informava do risco iminente de epidemia. Desde o início do ano já são 24 casos confirmados, sendo dez contraídos na cidade e outros 14 importados.

Situação dos Bairros em Porto Alegre

VEJA TAMBÉM