Gestão e Qualidade | 15 de janeiro de 2021

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA 

Empresa é a primeira do segmento de atenção domiciliar a conquistar o nível de excelência no Sul do País
Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA 

A Hospitalar ATS, de Porto Alegre (RS), conquistou a acreditação de nível 3 (Excelência) da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Fundada em 1997, a empresa atua oferecendo soluções para as necessidades dos pacientes fora do ambiente hospitalar, como serviços de home care. Entre os produtos oferecidos estão a Assistência Domiciliar Supervisionada, Internação Domiciliar, Procedimento Pontual de Enfermagem, Cuidados Paliativos e Gerenciamento da Infraestrutura Domiciliar.

Ao portal Setor Saúde, o Diretor Operacional da Hospitalar ATS, Herventon Dias (foto), disse que a conquista servirá para que a empresa amplie ainda mais as ações com foco na segurança do paciente e na qualidade da assistência. “Nós estamos muito satisfeitos com a Acreditação com Excelência, pois demonstra a dedicação e o compromisso de nossa instituição com a assistência prestada aos nossos pacientes. Nosso desafio não terminou, continuamos a trabalhar para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, relata Dias. Segundo a diretor operacional, a Hospitalar ATS é pioneira no Sul do País em serviços de atenção domiciliar.

Única no segmento com nível 3

A empresa integra o Sistema Brasileiro de Acreditação SBA/ONA desde 2018, quando obteve Acreditação Plena (Nível 2). Dando continuidade ao Programa de Qualidade, a instituição passou por uma avaliação detalhada, através da Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), IAHCS Acreditação de Porto Alegre (RS), com uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA. A confirmação da conquista ocorreu no dia 15 de dezembro.

A empresa foi avaliada em critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão, demonstrando ciclos de melhorias e maturidade institucional. “Esta passa a ser a única empresa, neste segmento, com nível 3 da ONA no sul do país”, reforça Dias. De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação da Hospitalar ATS Nível 3 é válida por três anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. ”, explica.

Cultura de qualidade

Segundo Dias, desde sua fundação a Hospitalar ATS possui em sua cultura a preocupação constante com a qualidade da assistência prestada e segurança para os pacientes, seus familiares, colaboradores e as equipes que fazem parte da instituição. “A Acreditação com Excelência é o reconhecimento deste trabalho, marcando a história da empresa”, comemora.

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA__ 

ONA e os níveis de acreditação

A ONA é uma organização não governamental responsável pela metodologia de Acreditação nas instituições, serviços e programas de saúde brasileiros. Compõe o Sistema Brasileiro de Acreditação e é certificada pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), entidade parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS), com representação em mais de 100 países.

A Acreditação é um método de avaliação que tem por objetivo promover a qualidade e a segurança da assistência no setor saúde, estimulando a melhoria contínua através de padrões e requisitos pré-definidos, baseados em critérios científicos e de melhores práticas.

A avaliação ONA através do Manual Brasileiro de Acreditação pode resultar em: Acreditado com Excelência (Nível 3), Acreditado Pleno (Nível 2), Acreditado (Nível 1) ou não acreditado.

Esta avaliação possibilita à instituição de saúde demonstrar seus padrões de qualidade e segurança no atendimento aos pacientes e sua responsabilidade e comprometimento com a assistência segura, além de ser uma ferramenta de gestão para a melhoria de desempenho dos resultados. É um processo cíclico, com duração de 2 a 3 anos, necessitando recertificação e, desta forma, garantindo a melhoria contínua para a instituição acreditada.

Hospitalar ATS conquista acreditação de nível máximo pela ONA_ 

 

 



VEJA TAMBÉM