Gestão e Qualidade | 25 de maio de 2020

Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta passa a contar com unidade exclusiva para pacientes Covid-19

Unidade conta com 10 leitos UTI e 20 clínicos
Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta passa a contar com unidade exclusiva para pacientes Covid-19_

O Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA), localizado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, passa a contar com uma unidade exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado da COVID-19. Na última semana o hospital recebeu os equipamentos necessários para implementação dos novos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e leitos clínicos, exclusivos para o enfrentamento da Covid-19. A nova unidade conta com 10 leitos completos e equipados de UTI, assim como 20 leitos clínicos.

A ampliação do número de leitos faz parte do Plano de Contingência Hospitalar Covid-19 do Governo do Estado do RS, que prevê o aumento do número de leitos para o tratamento de pacientes com o diagnóstico de Covid-19 em diversas regiões do estado.

Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta passa a contar com unidade exclusiva para pacientes Covid-19


Cooperação

O diretor-geral do HSVPCA, Roger Esteves falou sobre o trabalho e as ações realizadas pela instituição para o enfrentamento da covid-19. “Durante os últimos meses trabalhamos incansavelmente para viabilizar o funcionamento desta nova unidade que será exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos ou com o diagnóstico confirmado de covid-19. Essa iniciativa, construída de forma coletiva e com o auxílio dos nossos colaboradores, dos órgãos públicos, empresas e do movimento Abrace o São Vicente, tem como principal objetivo oportunizar aos pacientes um tratamento adequado até o restabelecimento de sua saúde, assim como garantir a segurança dos nossos colaboradores que estão atuando na linha de frente do combate ao novo coronavírus, oportunizando um espaço exclusivo para a realização deste trabalho”, destacou o diretor.


UTI e unidade Covid-19

A estrutura foi entregue nesta quinta-feira e já está em operação. Para viabilizar o início do funcionamento da nova UTI, o HSVPCA recebeu um lote de equipamentos e materiais. Os equipamentos enviados pela Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS), chegaram em kits contendo os seguintes itens: 10 camas hospitalares; 10 monitores; 10 ventiladores pulmonares; bombas infusoras parenterais; bombas enterais; 2 cardioverssores; 2 eletrocardiógrafos; 2 carros de parada (incluem equipamentos de ressuscitação, como desfibriladores).

Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta passa a contar com unidade exclusiva para pacientes Covid-19__

 


O diretor clínico do HSVPCA, Dr. Paulo Viecili frisou a importância deste novo espaço para o tratamento dos pacientes. “Hoje passamos a contar uma unidade moderna e exclusiva para o atendimento aos pacientes suspeitos ou com diagnóstico confirmado do novo coronavírus. A partir deste novo espaço, buscamos ampliar o tratamento humanizado, adequado e exclusivo aos pacientes, assim como garantir a segurança dos nossos colaboradores. Hoje, diante deste cenário tão preocupante quanto ao Coronavírus, podemos comemorar um acréscimo tão importante em relação a nossa estrutura de atendimento, com 10 novos leitos de UTI e 20 leitos clínicos, de maneira concentrada em uma unidade de isolamento”, destacou o diretor.


Reformas e engajamento da equipe

A Unidade Santo Antônio, antiga ala de pediatria e internação da instituição, passou por reformas e uma série de readequações em sua estrutura, de acordo com a orientação e projeto elaborado e aprovado pela Vigilância Sanitária, tornando assim uma unidade de isolamento e exclusiva para o tratamento de pacientes com diagnóstico da Covid-19.

Para readequar o espaço, foram realizados reparos como a substituição do forro, instalação de tela protetora, pintura do espaço, readequações na rede elétrica e hidráulica, assim como na aquisição de equipamentos e materiais para garantir o tratamento humanizado aos pacientes e a segurança de toda equipe que irá trabalhar diariamente na unidade.


Roger Esteves também destacou o trabalho realizado pela equipe para viabilizar o início dos trabalhos na nova unidade. “É extremamente importante neste momento fazer um agradecimento especial aos profissionais que viabilizaram o funcionamento desta nova estrutura. Nossa gratidão aos colaboradores dos setores de higienização, manutenção, almoxarifado, tecnologia da informação, rouparia, nutrição, fisioterapia, assim como aos nossos profissionais que atuam nas áreas administrativas, assistenciais e no atendimento direto aos pacientes, em especial ao setor de enfermagem”, frisou o diretor.


Área de abrangência

O HSVPCA dedica-se ao atendimento da comunidade local da cidade de Cruz Alta e regional a partir dos municípios integrantes da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (13 municípios) e 17ª CRS (20 municípios), abrangendo mais de 1,2 milhão de pessoas pertencentes à Macrorregião Missioneira. Também é referência em algumas especialidades para os municípios integrantes da 4ª CRS – Santa Maria ( 32 municípios) e para a 10ª CRS – Alegrete ( 11 municípios). Presta serviços a pacientes de diversos convênios, sendo mais de 80% provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua como referência em alta e média complexidade.

 

 

VEJA TAMBÉM

Hospital de campanha junto ao Hospital Dom João Becker completa um mês de funcionamento em Gravataí

O hospital de campanha montado junto ao Hospital Dom João Becker  completa seu primeiro mês de funcionamento na sexta-feira (10). O local de aproximadamente 400 metros quatros é referência para todos os pacientes com sintomas gripais e respiratórios no município de Gravataí, na Grande Porto Alegre. Segundo a instituição hospitalar, mais de 1,5 mil pessoas já foram atendidas e cerca de 80 foram internadas. A estrutura temporária conta com central de triagem, quatro consultórios, sala de medicação,

Jorge Bajerski fala sobre ensinamentos e o papel do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na pandemia

O  Hospital de Cínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma das instituições de referência para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Para abordar como a instituição está agindo para enfrentar o coronavírus, a Faculdade de Tecnologia em Saúde (Fasaúde/IAHCS) promoveu a Live O Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Covid-19, com

Santa Casa de Porto Alegre lança primeira ferramenta do mundo que detecta prescrições fora do padrão

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por meio de seu Centro de Inovação, em parceria com a NoHarm.ai, desenvolveu dois algoritmos de automação para triagem farmacêutica. As duas inteligências trabalham em conjunto. Enquanto a primeira prioriza as prescrições mais críticas, a segundo indica potenciais erros da prescrição, levando em consideração os resultados dos exames do paciente, o