Gestão e Qualidade, Perfil | 30 de outubro de 2018

Hospital São Lucas da PUCRS completa 42 anos

Superintendente Sérgio Baldisserotto destaca a busca pela qualidade baseada na excelência
Hospital São Lucas da PUCRS completa 42 anos

No dia 29 de outubro de 2018, o Hospital São Lucas da PUCRS completou 42 anos. O São Lucas surgiu como uma iniciativa do então Reitor Ir. José Otão que, desde o início da sua administração, em dezembro de 1954, enxergava a carência de profissionais nas áreas da saúde e de locais de qualidade para atendimento à população da região. Por isso, em 1970, foi criada a Faculdade de Medicina e, em 1976, inaugurado o Hospital Universitário da PUCRS. O empreendimento foi pioneiro para o Instituto Marista em todo o mundo, sendo o primeiro investimento da Congregação na Área da Saúde.

Conforme a instituição, “em mais de quatro décadas de existência, o HSL [Hospital São Lucas] sempre foi destaque em assistência, ensino e pesquisa no Estado e no País, oferecendo o que há de mais moderno e eficiente em gestão, tecnologia e equipamentos. Para isso, atende pacientes, adultos e pediátricos, em praticamente todas as especialidades, embasado nos valores e princípios Maristas”.

Faculdade de Medicina da PUCRS

Faculdade de Medicina da PUCRS



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Certificado em nível 3 de excelência, o mais alto nível concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Hospital São Lucas está situado em um espaço que reúne alta complexidade; institutos de pesquisa de ponta, como o Instituto do Cérebro (InsCer); Parque Esportivo; e o Centro de Reabilitação. “Uma estrutura completa para atuar na promoção da saúde da população”, conforme comunicado distribuído à imprensa.

“A qualidade baseada na excelência e no comprometimento das pessoas é a base de todo o trabalho realizado ao longo dos 42 anos da história do Hospital.  Isso levou a Instituição a ser rapidamente reconhecida e respeitada em todo o país. Estamos passando por constantes mudanças nos últimos anos, que acompanha o movimento PUCRS 360°. Buscamos incansavelmente aprimoramento nos processos internos, sempre com o foco no paciente, e com referências internacionais, propondo inovação constante na assistência, ensino e pesquisa em saúde. Pois, para nós, a qualidade não tem começo e não tem fim. Ela é um inconformismo, uma busca que não termina. Nesse sentido, queremos que esse processo de modificação seja algo que pertença ao nosso DNA, trazendo reflexos positivos para os nossos pacientes”, ressalta o superintendente do HSL, Sérgio Baldisserotto.

Sérgio Baldisserotto_HSL

Números do Hospital São Lucas da PUCRS

+ de 2,8 mil colaboradores

+ de 2 mil médicos

+ de 2,4 milhões de Exames de Diagnóstico, Terapias e Tratamentos

+ de 190 mil Consultas Eletivas Ambulatoriais

+ de 100 mil Atendimentos de Emergência

+ de 25 mil Internações

+ de 2,9 mil partos

* números referentes ao ano de 2017

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Sérgio Baldisseroto (Hospital São Lucas da PUCRS)

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