Gestão e Qualidade | 11 de dezembro de 2013

Hospital Santa Luzia apresenta série de melhorias

Estrutura da instituição foi ampliada e qualificada, garantindo um melhor atendimento aos pacientes do litoral norte
Hospital Santa Luzia Logotipo

Graças às mudanças pelas quais o Hospital Santa Luzia de Capão da Canoa vem passando nos últimos meses, a população do litoral gaúcho ganha qualificação no atendimento à saúde. Integrante do Sistema de Saúde Mãe de Deus, a instituição tem aprimorado os serviços voltados à comunidade da região. O pacote de melhorias compreende desde leitos dedicados ao tratamento de AVC até a ampliação da emergência.

O Hospital Santa Luzia, com 50 anos de história, é referência para a região do litoral norte em traumatologia e neurocirurgia. Durante a baixa temporada, atende em média 80 mil habitantes. No verão, a população atendida aumenta para cerca de 400 mil.

O reforço na emergência é um dos pontos fortes na reformulação. Os leitos foram ampliados de três para cinco, todos devidamente equipados com recursos modernos para politraumatismo. “Esta medida tem grande importância para, por exemplo, o atendimento de acidentes de trânsito e caseiros, que no verão aumentam consideravelmente. Uma emergência bem preparada como a nossa pode ser decisiva na hora de salvar a vida do paciente”, destaca o dr. Gastão Steffler, médico responsável pelo setor.

Outro avanço de grande relevância para a estrutura do Santa Luzia, que já está em uso, é a criação de cinco novos leitos exclusivos para o tratamento de AVC. O investimento abrange a instalação de aparelhos específicos e uma equipe técnica e médicos especializados, garantindo qualidade e agilidade ao serviço, procedimento imprescindível para esse tipo de paciente.

Também foram concluídos os reparos de 32 quartos, que somam 72 leitos, todos com camas novas, televisões, poltronas para acompanhantes, além de banheiros completamente remodelados. A reforma das unidades de internação clínica, cirúrgica e de saúde mental – esta última voltada para o atendimento de pacientes dependentes de álcool e drogas – também foi concretizada. O pacote de avanços completa-se com a ampliação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), passando de sete para 10 leitos.

VEJA TAMBÉM