Empregabilidade e Aperfeiçoamento, Gestão e Qualidade | 7 de julho de 2014

Hospital Santa Lúcia implanta Sistematização da Assistência de Enfermagem

O sistema é regulamentado pelo Conselho Federal de Enfermagem  
Hospital Santa Lúcia implanta SAE

Desde o final de junho, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Lúcia, de Cruz Alta, conta com a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). O sistema é regulamentado pelo Conselho Federal de Enfermagem, devendo ser adotado por instituições públicas e privadas.

A enfermeira Elenice Gianluppi coordenou o treinamento de ajuste de rotinas dos profissionais da instituição. “O envolvimento dos enfermeiros torna a assistência de enfermagem ainda mais eficaz e segura para o paciente”, destacou a coordenadora, que ressalta terem as diretrizes sido discutidas e implantadas com todo o grupo.

O sistema organiza a avaliação e o estado de saúde do paciente, o diagnóstico das suas necessidades e formula um plano de cuidados. Elenice destaca que a atividade é privativa do enfermeiro, “Esse profissional faz uma avaliação do paciente através de uma série de questionamentos, os quais podem ser realizados diretamente com o paciente ou com seus familiares, e através do exame físico”.

Com o levantamento dos problemas de saúde, é aplicado o diagnóstico de enfermagem. Com base nesses dados, é realizada a prescrição de enfermagem, ou seja, os cuidados necessários que serão executados pelos técnicos de enfermagem, e depois é feita avaliação da efetividade dos cuidados.

“O enfermeiro realiza a evolução de enfermagem pelo método SOAP. O método elenca os dados Subjetivos (o que o paciente se refere) e Objetivos (o que o paciente apresenta, dispositivos em uso, intercorrências, etc.), depois realiza Avaliação (identificação dos problemas de saúde do paciente) e por fim a Prescrição dos cuidados”, resume a coordenadora.

Santa Lúcia implanta Sistematização da Assistência de Enfermagem

VEJA TAMBÉM