Gestão e Qualidade, Tecnologia e Inovação | 7 de agosto de 2023

Hospital Nove de Julho investe em novo robô que reduz em cerca de 30% os custos das cirurgias robóticas

Nos últimos 3 anos, o número de cirurgias robóticas no Nove de Julho teve um aumento de 66%.
Hospital Nove de Julho investe em novo robô que reduz em cerca de 30% os custos das cirurgias robóticas

Com o objetivo de democratizar o acesso às cirurgias robóticas, o Hospital Nove de Julhoque faz parte da Dasa, acaba de adquirir o Sistema Hugo RAS, robô da Medtronic. Além de trazer conforto e ergonomia para os médicos, o robô conta com braços modulares, com grande amplitude de movimentos que facilitam o acesso ao corpo humano e atendem necessidades exclusivas dos pacientes. Além disso, possui um console aberto com uma tela 3D, que possibilita a visualização da área a ser tratada e que outros profissionais de saúde acompanhem o procedimento, facilitando a comunicação da equipe.

A nova tecnologia foi projetada para ampliar o acesso à cirurgia minimamente invasiva. “Estamos muito animados em disponibilizar para mais pacientes essa inovação, que torna mais precisa e rápida a cirurgia, além de beneficiar o pós-cirúrgico, diminuindo os efeitos colaterais”, afirma dr. Bruno Pinto, diretor-geral do Hospital Nove de Julho.


PUBLICIDADE

NAXIA-DIGITAL


O Hugo fará parte do Centro de Robótica (CR) do Hospital Nove de Julho. Entre os diferenciais do Centro, está uma Unidade de Internação exclusiva e a Sala Inteligente, pioneira no Brasil, que integra dois ambientes cirúrgicos, permitindo o rápido deslocamento do médico, otimizando em até 1h30 o tempo entre um procedimento e outro.

Desde 2012, o Nove de Julho já realizou mais de 7.800 cirurgias robóticas e oferece o treinamento necessário para os profissionais realizarem procedimentos com robôs. “Na Dasa, temos como premissa a inovação e uma agenda de transformação digital, tornando o Nove de Julho um hospital mais inteligente, entregando mais qualidade e segurança nos tratamentos, assim como democratizando e ampliando o acesso às tecnologias, oferecendo novas opções e capacitação para os médicos”, diz dr. Bruno.

Nos últimos 3 anos, o número de cirurgias robóticas no Nove de Julho teve um aumento de 66%. “Isso prova a maior aderência da comunidade médica e dos pacientes aos robôs, que contribuem para melhores desfechos clínicos, aumentando a segurança e eficácia. Com o Hugo, impulsionaremos ainda mais esse número”, finaliza dr. Bruno.


PUBLICIDADE

BANNER-KAPLAN-ONCOCLINICAS


Hugo RAS

Sistema modular, o Hugo combina instrumentos de pulso, imagem em 3D e o Medtronic Touch Surgery Enterprise, uma solução de armazenamento em nuvem que permite a captura de vídeos cirúrgicos, que conta com equipes de suporte dedicadas e especializadas em otimização, serviço e treinamento de programas de robótica. Touch Surgery Enterprise é a primeira plataforma de inteligência artificial do gênero que simplifica o compartilhamento de vídeos cirúrgicos e oferece aos cirurgiões uma nova e poderosa ferramenta de treinamento.

hugo ras

Hoje, o sistema Hugo RAS é utilizado em procedimentos urológicos, ginecológicos e em cirurgia geral nos hospitais pelos cinco continentes. No Brasil, por enquanto, o Hugo foi aprovado para cirurgias urológicos e ginecológicos.

O sistema Hugo RAS está disponível em alguns países. Os requisitos regulamentares e o status em países e regiões individuais determinarão a disponibilidade no mercado do Sistema Hugo RAS e as indicações aprovadas.

“Estamos comprometidos em levar mais acesso à tecnologia em saúde e beneficiar mais pacientes. Por isso, estamos orgulhosos e empolgados em ver esse importante trabalho ganhar vida por meio da parceria com a DASA e o Hospital Nove de Julho, um dos primeiros hospitais da América Latina a oferecer o sistema Hugo RAS”, afirma Paulo Mathera, gerente regional de Marketing para cirurgia robótica da Medtronic.

 



VEJA TAMBÉM