Gestão e Qualidade, Política | 18 de outubro de 2022

Hospital Moinhos de Vento recebe Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa

Honraria do parlamento gaúcho foi proposta pela Deputada Zilá Breitenbach em homenagem aos 95 anos da instituição
Hospital Moinhos de Vento recebe Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa

O Hospital Moinhos de Vento recebeu, nesta terça-feira (18), a Medalha da 55ª Legislatura. A honraria foi proposta e entregue pela deputada Zilá Breitenbach, presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado, para marcar os 95 anos da instituição. A homenagem é um reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade gaúcha.

A parlamentar destacou que, há quase um século, o Hospital Moinhos de Vento cumpre com a sua missão desde que foi planejado por famílias de imigrantes alemães: de prestar um atendimento médico-assistencial de excelência a todos. “Nasceu com visão de futuro e ao longo de sua história protagonizou a evolução médica, seja na pesquisa, na inovação ou na educação em saúde. Realizou descobertas e procedimentos pioneiros, consolidando-se como uma referência e um orgulho para os gaúchos. Também é um valioso braço, de diferentes governos — sem olhar qualquer cor ou bandeira partidária —, em projetos de qualificação do Sistema Único de Saúde”, afirmou Zilá.


PUBLICIDADE

Gestao-Financeira-Hospital-Receita-Hospitalar


Ao lembrar dos últimos anos, durante a pandemia, a deputada salientou que o Moinhos de Vento foi um modelo para diversos hospitais do país no enfrentamento e combate à COVID-19. “A instituição teve alguns dos melhores indicadores de desfechos clínicos, com índice de mortalidade abaixo da média. Mais do que isso: deu suporte a UTIs SUS, com o projeto TeleUTI COVID, que ajudou a reduzir em 21% a mortalidade e diminuir de 14 para 7 dias o período médio de internação”, explicou.

Ao receber a Medalha da 55ª Legislatura em nome da instituição, o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, reafirmou o compromisso de fortalecer a saúde de todos os gaúchos. “Sermos reconhecidos pela Casa do Povo Gaúcho significa um reconhecimento de todo o Estado, uma vez que este Parlamento representa, mais do que ninguém, a pluralidade de vozes da população do Rio Grande. Estamos abertos para discutir, conversar, planejar, ser parte de ações que qualifiquem a saúde em todas as regiões. Contem conosco para transformar a realidade”, ressaltou.

Mohamed fez um agradecimento especial à deputada Zilá, pela proposta da homenagem, e também aos profissionais do Hospital Moinhos de Vento, por serem os pilares que fizeram e fazem a história da instituição e pelo compromisso obstinado com o propósito de cuidar de pessoas.

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, reconheceu o trabalho social do Hospital Moinhos de Vento, mas também a formação como referência nacional. “Quando se trata de saúde, seja no público ou privado, isso não pode ser tratado como custo, mas sim como investimento. É um investimento na defesa da vida, das pessoas e na possibilidade de termos políticas preventivas”, concluiu.

Hospital Moinhos de Vento recebe Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa-

A cerimônia, no Salão Júlio de Castilhos, contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, do secretário adjunto da Casa Civil, Bruno Pinto de Freitas, de deputados e representantes de entidades do setor saúde. Do hospital, estiveram presentes os superintendentes Luis Eduardo Ramos Mariath, de Responsabilidade Social e Governos, Melina Moraes Schuch, de Estratégia e Mercado, Vania Röhsig, Assistencial, Tanira Torelly Pinto, de Operações, e Evandro Moraes, Administrativo, além de gerentes e corpo clínico. O infectologista e coordenador médico das unidades Iguatemi e Canoas, Paulo Gewher Filho, foi homenageado pelo Dia do Médico, em nome de todos os profissionais de saúde do Estado.


PUBLICIDADE

banner_setor_saude_-_600x313px_2


Sobre o Hospital Moinhos de Vento

O Hospital Moinhos de Vento é um dos seis hospitais de excelência do Brasil, pelo Ministério da Saúde, o único fora de São Paulo. Também foi considerado o terceiro melhor do Brasil pelas revistas Newsweek e América Economia, e um dos únicos 3 brasileiros entre os 100 melhores do mundo. É o único hospital brasileiro afiliado à Johns Hopkins Medicine International.

Desde sua fundação em 1927, a instituição tem como propósito cuidar de pessoas e colaborar com o desenvolvimento do país, promovendo uma medicina de excelência, na vanguarda dos melhores modelos de saúde internacionais.

 



VEJA TAMBÉM